domingo, 30 de janeiro de 2011

Baleias


Humpback stellwagen edit.jpg
Os misticetos (subordem Mysticeti) compreendem os maiores cetáceos conhecidos, e são popularmente chamados de baleias. A palavra baleia deriva do latim balaena e está relacionada com a grega phallaina. Alguns membros da subordem dos Odontoceti, também podem ser chamados de baleias, como é o caso da baleia-assassina, a baleia-branca e as baleias-bicudas. A principal diferença entre as duas subordens é que na Mysticeti os dentes estão ausentes, sendo substituídos por cerdas de material queratinoso, com a função de filtrar a água e recolher o alimento. As baleias são os maiores mamíferos que vivem no planeta Terra.

Originalmente publicado em Pesquisa William's

Elefantes

Características gerais

Diferenças físicas entre o elefante asiático (esquerda) e o elefante africano (direita).
Os elefantes são animais herbívoros, alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores. Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia. As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades. O período de gestação das fêmeas é longo (20 a 22 meses), assim como o desenvolvimento do animal que leva anos a atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.
Devido ao seu porte, os elefantes têm poucos predadores. Os elefantes exercem uma forte influência sobre as savanas, pois mantêm árvores e arbustos sob controle, permitindo que pastagens dominem o ambiente. Eles vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus molares caem, impedindo que se alimentem de plantas.
Os elefantes-africanos são maiores que as variedades asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite libertar calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nos elefantes asiáticos.
Durante a época de acasalamento, o aumento da produção de testosterona deixa os elefantes extremamente agressivos, fazendo-os atacar até humanos. Acidentes com elefantes utilizados em rituais geralmente são causados por esse motivo. Cerca de 400 humanos são mortos por elefantes a cada ano.

Originalmente publicado em Pesquisa William's

Cachorros

Cachorros

O cão-lobo checo, híbrido do cruzamento entre lobos selvagens e cães. CACHORROS
O cão (Canis lupus familiaris[1]), no Brasil também chamado de cachorro, é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães por suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande diversidade de raças caninas, as quais variam em pelagem e tamanho dentro de suas próprias raças, atualmente classificadas em diferentes grupos ou categorias. As designações vira-lata (no Brasil) ou rafeiro (em Portugal) são dadas aos cães sem raça definida ou mestiços descendentes.
Com uma expectativa de vida que varia entre dez e vinte anos, o cão é um animal social que, na maioria das vezes, aceita o seu dono como o “chefe da matilha” e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o homem. Possui excelente olfato e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, relativamente dócil e leal, inteligente e com boa capacidade de aprendizagem. Deste modo, o cão pode ser adestrado para executar um grande número de tarefas úteis, como um cão de caça, de guarda ou pastor de rebanhos, por exemplo. Assim como o ser humano, também é vítima de doenças como o resfriado, a depressão e o mal de Alzheimer, bem como das características do envelhecimento, como problemas de visão e audição, artrite e mudanças de humor.
A afeição e a companhia deste animal são alguns dos motivos da famosa frase: “O cão é o melhor amigo do homem“, já que não há registro de amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a de humano e cão. Esta relação figura em filmes, livros e revistas, que citam, inclusive, diferentes relatos reais de diferentes épocas e em várias nações. Entre os cães mais famosos que viveram e marcaram sociedades estão Balto, Laika e Hachiko. Na mitologia, o Cérbero é dito um dos mais assustadores seres. No cinema, Lassie é um dos mais difundidos nomes e, na animação, Pluto, Snoopy e Scooby-Doo há décadas fazem parte da infância de várias gerações.

Originalmente Publicado em Pesquisa William's

William_Giani

Agora Eu irei colaborar com esse blog postando curiosidades sobre a vida animal!Alem de tirar duvidas sobre quaisquer animal!

Meu blog e o William's  < - 

sábado, 29 de janeiro de 2011

Periquitos

Olá pessoal esses periquitos tambêm são da minha tia Flávia,eles são da raça Australianos.São bonitos!,concordam?

Nina Fofolete!

Olá pessoal essa é a cachorrinha da minha tia Flávia e de minha prima Gabriela,ela é da raça Beagle e já convive com elas faz 5 anos,ela adora brincar e comer tambêm hehe.

Dia do Banho

Olá pessoal, esses são meus cachorros depois do banho,o Athos está com colar havaiano e o Fred de gravata do Brasil.

Jacaré

 Os jacarés são répteis bem adaptados ao meio ambiente e dominam ainda hoje muitos habitats. Ao contrário do que se pensa, o jacaré não é lento. Se for melindrado ou estiver preste a dar o bote, adquire velocidade impressionante. Dentro da água, seu ataque é geralmente mortal, já que é um exímio nadador.

O jacaré é carnívoro e aceita tudo, desde que a alimentação oferecida seja à base de proteína animal. A exigência alimentar é de 10 % do peso vivo ao dia, pois tem o metabolismo lento.


O que mais assusta nesse animal é o tamanho de sua boca e a quantidade de dentes - entre 70 e 80. Quando a vítima é pequena, o jacaré simplesmente engole a presa inteira. Já quando a vítima é maior, o jacaré a segura pelas mandíbulas e a sacode bruscamente até que se despedace. Quando o ataque acontece dentro da água, uma espécie de válvula isola a traquéia evitando, assim, que a água invada o pulmão.


O sucesso da saída do animal da água para o meio terrestre ocorreu por alguns motivos como pele grossa que auxilia no equilíbrio iônico do animal; desenvolvimento dos pulmões bem capacitados; coração com quatro cavidades (muito parecido com o coração humano) e ovo com casca, que protege o embrião do meio.


A reprodução nos jacarés, em geral, ocorre no período de julho a outubro. A maturidade sexual chega aos sete anos para a fêmea e para o macho aos dez.


Até entre estes poderosos répteis existe jogo de sedução. Ao entrar na água, o macho se põe a rodear a fêmea em círculos cada vez mais estreitos. O macho curva o corpo com a cauda por baixo da fêmea, para encostar sua cloaca na dela. Os dois emitem ruídos e conservam o focinho fora d’água. A cópula dura cerca de um minuto.


A postura coincide com o final da primavera e a fêmea chega a colocar de 20 a 40 ovos que ficam incubados entre 60 e 90 dias, dependendo da temperatura, eclodindo de janeiro a março.


A incubação é feita pelo calor do sol e pela fermentação química dos produtos que são usados para a formação do ninho.


Os filhotes nascem com a aparência igual a dos pais, porém com apenas 25 cm de comprimento. Nesta fase, a alimentação é de insetos, sapos, ratos e peixes.


A idade adulta chega aos três, quatro anos de idade, quando o jacaré mede aproximadamente 1,8 m de comprimento.
Origem e História
Os jacarés são descendentes dos primeiros répteis que habitavam o planeta há 230 milhões de anos. É por isso que se diz que ele é um animal pré-histórico. É parente, entre outros, do dinossauro.

Atualmente, existem muitas espécies de jacarés espalhadas pelo continente americano. Só no Brasil, são cinco tipos diferentes, em várias regiões. São conhecidas popularmente como:
1- Jacaré - negro ou jacaretinga, Jacaré - do – pantanal;
2- Jacaré-aruará, jacaré- açu ou jacaré-gigante;
3- Jacaré-do-papo-amarelo, jacaré-do-focinho-largo ou ururau;
4- Jacaré-coroa ou paguá;
5- Jacaré-coroa ou caimão-de-cara-lisa.
.
1

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

8 Animais Raríssimos

Lagarto com pescoço de rufo ou Dragão rufadoo (Frill-necked Lizard)
Encontram-se principalmente no Norte da Austrália e Sul da Nova Guiné. O lagarto voador é assim chamado devido ao grande rufo que se encontra á volta do seu pescoço, que normalmente fica dobrado ao longo do seu corpo, abrindo-se frequentemente quando está com medo, tentando assustar assim os predadores ou na altura do namoro.


Tarsier
São pequenos primatas que possuem grandes olhos que os ajudam a desenvolver as suas normais actividades noturnas. Recebem este nome pelo alongado osso tarso no pé. Podem ser encontrados nas florestas do Brunei, da Indonésia e da Malásia.  
 

Aye Aye
É um primata nativo, ameaçado de extinção, de Madagascar. Nocturno e arborícola, possui pêlo negro e um dos seus dedos é maior, sendo usado para conseguir caçar larvas nos buracos das árvores.


Proboscis Monkey (macaco narigudo)
Este singular macaco habita os mangues e seu nome popular deriva do facto dos machos possuírem um nariz longo e flexível. Acredita-se que essa característica influencie a escolha da parceira sexual. Só existem na ilha de Bornéu e encontram-se na lista de animais com perigo de extinção.

Pink Fairy Armadillo
É a menor espécie de tatu do mundo (mamíferos da família Dasypodidae, mais conhecido por ter uma concha de armadura óssea). Também conhecido com Tatu encantador e tatu fada rosa. Pode ser encontrado nos pastos secos de toda a área central da Argentina, onde vive em pastagens secas, com arbustos espinhosos e cactos. Tem a capacidade de enterrar-se completamente em questão de segundos, se estiver assustado.


Star-nosed Mole
É uma pequena toupeira encontrada tanto no Canadá como nos EUA. O seu nariz serve como órgãos sensoriais de tacto que ajudam a toupeira a guiar-se no escuro dos seus túneis.


Peixe Bolha (Blobfish)
É um peixe que habita as águas profundas nas costas da Austrália e Tasmânia. Devido à inacessibilidade de seu hábitat, é raramente visto por humanos. Estes peixes podem ser encontrados em profundidades onde a pressão é dezenas vezes maior que ao nível do mar. Para permanecer flutuando sem gastar energia para nadar, o corpo do peixe é ligeiramente uma massa gelatinosa com uma densidade menor do que da água.


Polvo Dumbo ((Dumbo Octopus)
São criaturas bentônicas, que vivem em profundidades extremas: 3000-4000 metros, e são alguns dos mais raros da espécie Octopoda. São animais pelágicos, tal como todos os outros polvos. Eles pairam acima do mar, à procura de vermes, moluscos bivalves, copépodes pelágicos, crustáceos e outros. Movimentam-se pelos impulsos dos braços, atirando água através do seu funil, ou pelas suas orelhas parecidas com barbatanas. Podem usar estas técnicas separadamente ou simultaneamente.


Podem ser diferentes, mas cada ser vivo da Natureza, têm a sua beleza muito própria e faz parte desta cadeia maravilhosa que é a "VIDA", devendo ser respeitado, protegido e preservado.

Fontes: email; Wikipedia; outros

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Harpia

Ordem: Falconiformes
Família: Accipitridae
Nome popular: Harpia
Nome em inglês: Harpy eagle
Nome científico: Harpia harpyja
Distribuição geográfica: América do Sul e Central
Habitat: Florestas neotropicais
Hábitos alimentares: Carnívoro
Reprodução: 1 ovo que eclode após 56 dias de incubação
Período de vida: Aproximadamente 40 anos


A harpia (Harpia harpyja) é a mais forte ave de rapina do planeta. Povoa vários países da América do Sul e América Central, mas o Brasil é sua principal morada.
O macho possui em média 60 cm de altura e pesa 4,8 a 6,0 kg, já a fêmea possui 90 cm de altura e peso aproximado de 7,5 a 9 kg, com envergadura de asa de até 2 m. É, assim, a maior de todas as águias.

Maior e mais forte, cabe a fêmea a captura da caça pesada, como preguiças, macacos-prego, filhotes de veado; e já foi vista capturando um macho adulto de bugio, com peso de 6,5 kg. Com tamanho menor, o macho é mais ágil e captura presas menores e mais rápidas, como seriemas, tatus e cachorros-do-mato.
Possui uma coloração cinza-azulada, um imponente e maravilhoso cocar sobre a cabeça e um disco facial, que contribui com sua audição. Com um bico de robustez incomparável e garras poderosas com unhas que medem até 7 cm, maiores que a do urso pardo norte-americano, a harpia é capaz de capturar sua presa em uma árvore sem interromper o vôo!

Na natureza, constrói seu ninho em árvores altas com pilhas de galhos. A fêmea põe dois ovos entre setembro e novembro, mas geralmente só um filhote sobrevive. Este atinge a maturidade sexual e plumagem adulta somente ao 5 anos de idade.
Por ocorrer em quase todo o Brasil, a harpia recebe muitos nomes regionais, como gavião-real, águia-real, gavião-de-penacho e denominações indígenas, uiraçu e canoho. Estes mesmos índios a veneram como o espírito mais valente da floresta, a mãe de todos os pássaros.

Mas infelizmente a destruição das florestas a tem tornado autêntica raridade em diversas partes do Brasil, e é extremamente importante a conservação de seu habitat, para que no futuro, a senhora dos ares, gigante guerreira das florestas, continue existindo. E nós tenhamos orgulho em dizer que em nosso país existe "a mais extraordinária águia do mundo".


Guilherme Augusto Domenichelli
Biólogo da Divisão de Ensino e Divulgação
Atualizado por Ricardo Avari
Biólogo da Divisão de Ciências Biológicas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Axoloti

   

SALAMANDRA MEXICANA (AXOLOTL)

Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Caudata
Família: Ambystomatidae
Género: Ambystoma
Espécie: Ambystoma mexicanum
Tamanho:15-30 cms
Aparência:
Os axolotls possuem uma cor cinzento-acastanhada com manchas douradas. Contudo existe já uma enorme conjunto de mutações que vão desde o albinismo, ao axantismo, ao leucistico.
Atingem um tamanho médio de cerca de 30 cms podendo muitas vezes ultrapassar esta fasquia. Possuem guelras bem desenvolvidas normalmente com três troncos.
São uma espécie neoténica o que significa que atingem a maturação sem atravessar a metamorfose. É possível despoletar a metamorfose aplicando hormonas conhecidas com tiroxina. Contudo tal não é recomendado uma vez que diminui a esperança de vida, podendo mesmo causar a morte ao animal devido ao stress da metamorfose.
Dimorfismo Sexual:
Axolotls podem ser sexados a partir da cloaca. A cloaca do macho é visivelmente maior que a da fêmea.
Comportamento:
Axolotls são animais pacíficos que coexistem facilmente. Não convem ter individuos com tamanhos muito díspares uma vez que poderão ser confundidos com potencias presas. Pode tambem acontecer haver feridas e escaramuças entre indíviduos da mesma espécie. Mas num aquário com bastante espaço as probabilidades de isso acontecer são bastante baixas.
Aquário:
Axolotls são caudatas totalmente aquáticos. Devido ao grande tamanho que podem atingir é aconselhável um aquário de no mínimo 60 litros podendo-se usar uma tartarugueira enquanto estes forem mais pequenos. A temperatura deverá estar entre os 10º e os 20º, temperaturas mais altas provocam stress e mais baixas letargia.
Não é aconselhável utilizar substrato por dois motivos, primeiro porque torna a limpeza mais díficil e segundo porque a forma de alimentação (os axolotls alimentam-se por sucção, sugando tudo o que estiver à sua frente) pode levar à ingestão de substrato e levar á morte por compactação intestinal.
A filtragem é recomendada mas dever-se-á ter o cuidado de não criar muita corrente. Corrente em demasia stressa os animais o que poderá causar a morte. Um sinal seguro de stress é a cauda constantemente enrolada.
Para decoração pode-se usar pedaços de cano em PVC, plantas flutuantes, vasos em terracota, ... O nível da água não é necessário ser muito alto 10 cms chega perfeitamente, principalmente se forem juvenis, uma vez que permite o fácil acesso dos axolotls ao ar (Axolotls gostam de dar golfadas de ar).
Alimentação:
Axolotls são boa boca. Comem quase tudo o que lhes couber na boca. A dieta básica poderá ser larva de mosquito vermelha, podendo-se complementar com comprimidos para peixes de fundo, comprimidos de spirulina, larvas da cera, minhocas da terra, um pinkie ocasional (não abusar devido ao elevado teor de gorduras), microvermes e dáfnias enquanto larvas, krill, pequenos grilos, outras larvas de corpoo mole. Tenébrio não é recomendado uma vez que a quitina dificulta a digestão.
Deverá ter-se o cuidado de fornecer uma alimentação de elevado teor proteico!

 

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tartarugas Siamesas

Um caso raro chamou à atenção do mundo. A tartaruguinha siamesa da espécie tigre d’água foi encontrada na natureza por um coletor de animais exóticos e tem atraído a curiosidade dos moradores e visitantes da cidade East Norriton, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
O animal aparenta ser um caso de “gêmeos siameses” entre répteis. Ele possui duas cabeças, quatro patas dianteiras, um par normal de patas traseiras, uma cauda única e tem um nado esquisito. Segundo Jay Jacoby, gerente do Big Al's Aquarium Supercenter, local onde a exótica tartaruguinha ficará exposta, ela fatalmente não sobreviveria no seu habitat natural, devido as suas características ela seria facilmente atacada por predadores.Essa espécie de tartaruga pode viver entre 15 e 20 anos, segundo o gerente do aquário onde ela ficará exposta aos visitantes. 

Maior Cão do Mundo

maior-cachorro-do-mundoGeorge é o cão de David e Christine Nasser, George possui quase 1,20 metros nas suas quatro patas e mede 2,2 metros do focinho ao rabo ele é o maior cachorro do mundo!George  é considerado o maior cão do mundo, da raça gigante dinamarquês, “Ele é muito, muito único”, disse David ao site britânico, explicando ainda que ele e a esposa cuidam do cão desde que o animal tinha sete meses de vida,”em 45 anos de experiência trabalhando com cachorros gigantes, sem dúvida, George é o maior cão que eu já vi” disse o veterinário William Wallace . O cachorro vive na cidade de Tuscon no Estado norte-americano do Arizona. Ele consome cerca de 50 Kg de alimento por mês, e dorme sozinho em uma cama de casal.

Ornitorrinco

O ornitorrinco vive na beira de rios, córregos e riachos na Austrália e na Ilha da Tasmânia. Locomove-se bem em terra e na água. É um ótimo nadador graças a seus pés palmados e a sua calda em forma de remo, podendo ficar submerso por até 5 minutos. Ao entrar na água, esse curioso animal fecha os olhos e o ouvido. Sua pele espessa o protege embaixo da água.
Para botar e chocar seus ovos, de um a três de cada vez, a fêmea cava um túnel que pode chegar a 1,8 m de profundidade, sendo que geralmente a entrada principal desse “ninho” fica embaixo da água. Os ovos medem de 2 a 2,5 cm, são moles, e parecidos com os ovos de tartarugas e cobras.
Somente enquanto está dentro do ovo, o ornitorrinco possui um único dente na ponta do bico, o chamado dente do ovo, que lhe serve apenas para furar a casca do ovo, perdendo-o logo em seguida. Quando os filhotes nascem, a fêmea usa a cauda para puxá-los para junto de si, com o objetivo de amamentá-los. Os filhotes ficam meses no ninho, pois nascem cegos e pelados. São desmamados quando chegam a aproximadamente 30 cm.
Todos os quatro pés do ornitorrinco têm garras, e cada pata tem cinco dedos. Os machos apresentam um sexto dedo nas patas traseiras, no qual existem exporões venenosos, que o animal usa para sua defesa.
O ornitorrinco alimenta-se de vermes, girinos, moluscos, crustáceos, peixinhos e insetos que captura no fundo dos rios e córregos. Quando adultos, os ornitorrincos não tem dentes, por isso, usa as placas córneas das maxilas para a mastigação.
Pouco sabe-se a respeito da reprodução dos ornitorrincos. O que se sabe é que ele só esta preparado para a reprodução após os sete anos. Na época de reprodução, normalmente nos meses de julho e agosto, seus órgãos reprodutores, tanto dos machos quanto das fêmeas aumentam de tamanho.
Considerando a calda, o ornitorrinco pode chegar a medir 60 cm de comprimento. Ele chega a viver por 15 anos.

Ouriço-Chacheiro

O  ouriço-cacheiro é maior insectívoro da nossa fauna, com um comprimento do corpo entre 18 e 20 cm e cerca de 1 kg de peso máximo, sendo o valor mais habitual os 700 g. É facilmente identificado por ter o dorso coberto de espinhos longos e aguçados, de cor acastanhada e com bandas escuras nas extremidades. A cauda é muito pequena, as orelhas são igualmente pequenas e a cabeça encontra-se bem destacada do corpo. A cabeça e a superfície ventral são densamente cobertas de pêlos. Tem um sentido de visão pouco desenvolvido, ao contrário da audição e do olfacto. Quanto sente perigo enrosca-se, expondo os espinhos como armas de defesa. Hiberna entre Novembro e Março.
É um animal solitário e territorial, de hábitos essencialmente nocturnos, podendo ser observado nas últimas horas do dia e ao amanhecer. Alimenta-se sobretudo de invertebrados que encontra no solo - minhocas, escaravelhos, lagartas, aranhas e lesmas - embora também por vezes consuma ovos e pequenos vertebrados - sapos, lagartos, crias de roedores e de aves. Também come peixe, até porque é um excelente nadador. Consome cerca de 70 g de alimentos por noite.
A época da reprodução verifica-se de Abril a Agosto, tendo a gestação uma duração de 12 a 13 semanas. Cada ninhada é composta por 4 a 6 crias.
Tem uma longevidade máxima de 7 a 10 anos, vivendo em média 3. As principais causas de mortalidade são a fome durante a hibernação e a predação por parte de raposas, texugos ou mesmo cães. Os atropelamentos na estrada constituem também um importante factor de mortalidade desta espécie.

Os Animais Mais Coloridos do Planeta










terça-feira, 11 de janeiro de 2011

FLAGRANTES ANIMAIS!

Olá pessoal, olhem as fotos dos animais que eu encontrei durante minhas  férias:

      
   
 

   


 Um abraço!











sábado, 1 de janeiro de 2011

Mico Leão Dourado

O Mico Leão Dourado é um primata encontrado originariamente na Mata Atlântica,no sudeste brasileiro.Encontra-se em perigo de extinção.Entre os micosleões, pequenos primatas americanos, o recém-nascido não passa mais que quatro dias pendurado ao ventre materno. Depois disso, é o pai que o carrega, cuida dele, limpa-o e o penteia. A mãe só se aproxima na hora da mamada. Ele estende os braços e o pai lhe entrega o filhote, que mama durante uns quinze minutos. mas, mesmo nessa hora, o pequeno não gosta que o pai se distancie.Atualmente, resta apenas um único local de preservação deste animal, (restam cerca de 1000 no mundo, metade dos quais em cativeiro) a Reserva Biólogica de  Poços das Antas,que representa cerca de 2% do habitat original da especie.

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog