quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mariposa beija flor


Ela se alimenta do néctar das flores e produz um ruído semelhante a um cantarolar.

Foto: Wikipédia
Mariposa beija-flor

A mariposa Macroglossum stellatarum é uma rara espécie na natureza. Ela se alimenta de flores e produz um ruído no ar. Seu corpo é aerodinâmico, asas dianteiras delgadas, longas e asas traseiras pequenas. Voam rápido e  pairam na frente das flores, sugando o néctar de maneira muito semelhante aos beija-flores.
Por esta razão são chamadas também de mariposas beija-flores. A esfinge suga o néctar por meio de sua probóscide, como se fosse um sugador no nariz do animal. A probóscide alcança até 25 cm de comprimento e por isso consegue com facilidade o alimento.
Foto: Wikipédia
 Mariposa beija-flor se alimentando do néctar das flores
A semelhança com os beija-flores é um exemplo de evolução convergente (quando o animal desenvolve características semelhantes a outro animal de espécie diferente). Ela voa durante o dia, tanto com sol, como com chuva, o que é incomum para a maioria das mariposas. Suas habilidades visuais têm sido muito estudadas e alguns estudos mostraram que ela tem grande facilidade pra aprender a diferenciar as cores.
A mariposa possui o comprimento do corpo entre 7,5 cm até 12,5 cm e é vista em toda Europa. Desde o norte de Portugal até o Japão, mas ela reside apenas em climas mais quentes. Em regiões altas e com invernos rigorosos ela não é encontrada.

Falcão Peregrino


Ave pode chegar a mais de 300km/h.


Foto: Jonathan Lidbeck

Falcão-peregrino
O falcão-peregrino (Falco peregrinus) é uma ave de rapina diurna de médio porte que pode ser encontrada em todos os continentes - exceto na Antártida. A espécie prefere habitats em zonas montanhosas ou costeiras, mas pode também ser encontrada em grandes cidades como Nova Iorque, nos EUA.
Na América do Sul, ela somente surge como espécie migratória, sem contruir ninhos na sua passagem. Como ave reprodutora, é “substituída” na América do Sul por uma espécie similar e um pouco menor, o falcão-de-peito-laranja.
O falcão-peregrino chega ao Brasil no mês de outubro com o objetivo de fugir do forte inverno da América do Norte. Ele retorna para o norte no mês de abril.
O que diferencia os falcões das demais aves de rapina é o fato de terem evoluído no sentido de uma especialização no voo em velocidade (em oposição ao voo planado das águias e ao voo acrobático dos gaviões).
Foto: Wikipédia

 
Falcão-peregrino 
A velocidade do animal é facilitada pelas asas pontiagudas e finas, favorecendo a caça em espaços abertos – daí o fato dos falcões não serem aves de ambientes florestais, preferindo montanhas e penhascos, pradarias, estepes e desertos.
É comum encontrar subespécies que ultrapassem os 300Km/h. O máximo já registrado foi de 389 km/h, sendo considerado o ser vivo mais rápido da Terra. O incrível é que a ave não passa de 1,5Kg, sendo a fêmea maior que o macho.
O falcão-peregrino é ornitófago, ou seja, se alimenta quase que exclusivamente de aves. O alimento preferido da espéicie são as pombas. Durante o período reprodutivo, o animal põe cerca de 100 ovos em um penhasco, muitas vezes sem ninho. Os ovos são incubados pelo casal de pais durante um mês. A ave pode viver até 19 anos em cativeiro.

Tartaruga Caixa Americana

Reino: Animalia 
Filo: Chordata 
Classe:
 
Reptilia
Ordem:
 
Testudines
Família:
 
Emydidae
Género:
 
Terrapene 
Espécies:
 
T. carolina 
Nome científico:
 
Terrapene carolina

Descrição 
Tartarugas altamente adaptáveis, elas preferem áreas úmidas e arborizadas, com vegetação rasteira eforrada de folha, mas podem ser encontradas em uma variedade de habitats: zonas húmidas, prados, pastagens, florestas e áreas ainda mais secas ao sul da sua distribuição. 


Embora eles não são aquáticos, eles muitas vezes se aventuram em águas rasas na beira de Lagos, rios ou lagoas. 

Em climas frios, eles hibernam durante o Inverno sob o solo solto de dois metros de profundidade. 


Tartarugas Caixa tendem a viver 25-30 anos, mas há casos registrados de tartarugas com 40 ou mesmo 50 anos.
 

Ela tem evoluído de uma armadura protetora. Embora tenha uma casca dura e pesada em sua parte superior chamada de carapaça e uma parte inferior achatada conhecido como o plastrão.
Quando se sente ameaçada, a tartaruga rapidamente puxa sua cabeça, pescoço e costas para dentro da sua carapaça. O plastrão tem uma dobradiça móvel, o que lhe permite fechar hermeticamente contra a carapaça para esconder a cabeça e membros.
 

Números tartaruga comum caixa estão em declínio devido à perda de habitat, atropelamentos , e captura para o comércio de animais. A espécie é classificada como vulnerável a ameaças à sua sobrevivência pela Lista Vermelha da IUCN . 


Alimentação
 
Eles são onívoros. 
Suas comidas favoritas incluem variedade de insetos, vermes, lesmas, praticamente toda a fruta, bagas, cogumelos, grama, folhas e mesmo carniça. 

Reprodução
 
A época de reprodução começa na Primavera. Os machos se tornam agressivos e fêmeas persegue girando ao seu redor e mordendo-los na cabeça, pernas e até mesmo as bordas das blindagens marginais perto da cabeça. 

Após o acasalamento, a fêmea bota 3 a 6 ovos em um ninho superficial que deixou sem proteção. 70-80 Dias (até 110 dias em alguns casos), nascidos filhotes mede cerca de 3 cm. 

Lento crescimento, acredita que os jovens passam a maior parte do tempo escondidos na vegetação rasteira e nas folhas em decomposição, alimentando-se principalmente de insetos.
Eles atingem a maturidade sexual entre 7 e 10 anos de vida, em seguida, medindo 12-15 cm de comprimento. 

Habitat e Distribuição Geográfica
 
A tartaruga de caixa comum ocorre em grande parte do leste dos Estados Unidos-de Maine e de Michigan para o leste do Texas e do sul da Flórida e também vive na costa do Golfo do México e da península de Yucatán no México.

domingo, 27 de novembro de 2011

Vicunha


Animal produz a lã de melhor qualidade do mundo.

Foto: Alexandre BuisseVicunha na regição de Arequipa, no Peru
A vicunha (Vicugna vicugna) é o menor dos camelos andinos. O animal é símbolo do Peru,  chegando no máximo a 1,3 metros e 40 Kg. A sua pelagem é muito fina e possui alto valor comercial. Por este motivo, a espécie já correu sérios riscos de extinção. A atuação de caçadores ilegais foram controladas e, a espécie que possuía 25 mil indivíduos, chegou a quase 170 mil atualmente, sendo 100 mil no Peru.
Ela habita regiões de 3.000 a 4.600 metros acima do nível do mar, no elevado planalto andino na região central e sul do Peru, oeste da Bolívia, norte do Chile e noroeste da Argentina, especificamente na puna, uma região elevada, desértica e desprovida de árvores, localizada acima da zona de lavouras cultivadas.
Foto: David Costales
Vicunha 
A sua pelagem está bem adaptada à vida nesse ambiente frio. Sua pelagem é constituída da melhor lã já vista no mundo, que possui um alto valor comercial e é utilizada pelo homem desde a era pré-colombiana. O animal somente pode ser tosado a cada 3 anos.
Esta lã a protege do extremo frio e dos fortes ventos da puna e serve como um acolchoado para o corpo quando descansa no chão. Em comparação com os camelos da Europa, a vicunha possui cascos mais bipartidos, permitindo que caminhe e corra com mais aptidão em encostas rochosas, penhascos e pedras soltas, comuns na puna.
Outra importante adaptação são os dentes semelhantes aos de roedores, os quais crescem continuamente e permitem que a vicunha se alimente de pequenos arbustos herbáceos e gramíneas perenes, rentes ao solo.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Furão



Origem:
Egipto
Data de origem:1500 a.c.
Esperança de vida:6 a 8 anos
Nome científico:Mustela Putorius Furo
Família:Mustelidae
Tamanho:35 para 60 cm
Historia
O Furão, científicamente denomidano porMustela putorius furo, é um pequeno carnívoro cuja domesticação foi levada a cabo pelo egípcios (mesmo antes dos gatos). Antigamente, este animal muitas vezes confundido com um roedor, era utilizado para caçar pequenos esquilos, e coelhos.
É uma excelente companhia que facilmente adopta o ritmo e os horários do dono. Enquanto o dono não está em casa o Furão aproveita para dormir e quando este chega logo desperta e se disponibiliza para brincar sem parar.


Alojamento


Normalmente os furões são mantidos em pequenas gaiolas o que não os incomoda muito desde que tenham diariamente a oportunidade de sair e brincar algumas horas por dia ou mesmo dar um passeio pelo parque. Se optar por deixar o seu furão sozinho em casa verifique e neutralize todos os potenciais riscos (tomadas, objectos cortantes, gavetas abertas, objectos importantes…) e pequenos objectos que ele habitualmente gosta de esconder


Alimentação


Os furões devem ser alimentados com ração própia para furões à qual se pode acrescentar carne de vaca e de galinha. Como alternativa, pode-ser recorrer à ração para gatos (sem peixe ou verduras). Mas os furões são animais carnívoros e necessitam de bastante proteína e gordura na sua dieta.

Este animal aprecia bastante guloseimas e frutas secas, mas estas devem ser evitadas, uma vez que o seu sistema digestivo pode não as conseguir processar. Não dê ao Furão: frutas, legumes, verduras ou leite. Apesar de ser uma boa fonte de proteínas, deve evitar que o peixe seja o principal alimento do furão. No estado selvagem os furões não comem peixe e quando incluídos na dieta, geralmente não gostam do sabor.


Para ler mais: http://arcadenoe.sapo.pt/raca/furao/129

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Colugo

Ele consegue planar em distâncias de até 70m de uma árvore a outra.


Foto: Nina Holopainen

Colugo
 
Os colugos são mamíferos arborícolas com 35 a 40 cm de comprimento e pesam de 1 a 2 Kg. Eles possuem uma cor cinzenta, um pouco manchada, que varia em algumas partes do corpo para um tom esverdeado.
Chamados popularmente de lêmures voadores, os colugos não podem ser considerados voadores, mas sim planadores. Por possuir uma membrana semelhante a de um esquilo-voador, ele consegue planar em distâncias de até 70 metros de uma árvore para outra, sem muito esforço.
Sua membrana de planagem, ou patagium, é tão grande que forma uma junção entre as patas dianteiras e traseiras até a ponta da cauda.
Foto: Wikipédia
Colugo camuflado na árvore
Outro fato que chama atenção no animal é a maneira como ele escala as árvores. O colugo não possui uma grande força, porém suas garras são afiadas, então o animal fixa-se em galhos com muita facilidade. Os olhos são relativamente grandes e dispostos na frente da face, permitindo-lhes uma visão binocular.
O colugo é visto no sudeste asiático e na Indonésia. Apesar de poucos estudos sobre o animal, sabe-se que ele dorme durante o dia, pendurado e camuflado em um galho de árvore. À noite, ele se alimenta de folhas e brotos.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Formiga Gigante,a maior de todas


A formiga gigante (Dinoponera gigantea),.também conhecida como falsa-tocandira, é originária da região Amazônica. É chamada de formiga gigante devido ao seu tamanho de aproximadamente 2,5 cm, sendo uma das maiores formigas do mundo São formigas carnívoras, que além do tamanho avantajado, possuem veneno fatal quando injetado nas suas presas, que constituem insetos, lesmas e até mesmo pequenos lagartos e até ratos.
Esse veneno não é prejudicial ao homem, a não ser que o indivíduo seja alérgico, podendo trazer sérias complicações. Ao contrário da maioria das espécies de formigas, as colônias de falsa-tocandira não apresentam rainha. Elas são constituídas exclusivamente por operárias, que são as formigas que estão sempre em atividade e só trabalham em benefício do formigueiro. O que ocorre na colônia é uma disputa entre as operárias, que pode levar dias, com pausa para descansos.
A vencedora torna-se a formiga dominante da colônia, posição semelhante a da rainha de outras espécies, sendo que nessas disputas não ocorrem mortes. Quando a formiga dominante morre, novas disputas são realizadas. Outra diferença da falsa-tocandira em relação às outras espécies é o tipo de formigueiro, que é construído em um buraco escavado no solo a cerca de dois metros de profundidade.
As outras formigas costumam construí-lo acima da superfície. Todas as operárias, inclusive a dominante, têm o mesmo tamanho e a mesma forma, ficando difícil o reconhecimento de cada indivíduo. As formigas gigantes possuem um tempo de vida relativamente longo, atingindo entre 12 e 14 meses. Apesar das formigas em geral incomodarem os seres humanos, elas desempenham funções no meio ambiente que ajudam a manter o equilíbrio ambiental, podendo fazer parte da alimentação de outros animais ou até mesmo ajudar na dispersão de sementes e garantir a reprodução de algumas plantas.


Fonte: http://www.zoologico.sp.gov.br/

Shieldcroc,um gigante de 11 metros


Uma nova espécie recentemente descrita de crocodilo do período Cretáceo foi descoberta. Na verdade trata-se de um pedaço de crânio escavado no Marrocos e adquirido pelo Royal Ontario Museum do Canadá de um coletor. Só agora, no entanto, os paleontólogos examinaram o crânio e determinaram que pertencesse a um novo — e enorme — espécime.
"Parece que o animal tinha provavelmente uma cabeça de aproximadamente dois metros de comprimento",afirmou o pesquisador Casey Holliday, professor de Ciências anatômicas da Universidade de Missouri que analisou o espécime.Ainda mais curiosamente, Holliday disse,que o animal possuía uma estrutura de escudo na parte superior do seu crânio que dava suporte para pele e vasos sanguíneos muito parecida com os chifres de dinossauros como o triceratops. É provável que o "shieldcroc", como é conhecido o fóssil novo, teria usado essa estrutura para exibição, concluiu Holliday.O crânio do crocodilo revela que shieldcroc era um membro de um grupo chamado eusuchians, uma linhagem que inclui jacarés e crocodilos modernos.O Shieldcroc, que viveu há cerca de 100 milhões de anos atrás no final do período Cretáceo, é o primeiro eusuchian confirmado já encontrado na África.
O tamanho da caixa craniana do shieldcroc sugere que o animal tinha de 9 a 11 metros de comprimento. Que é comparável a outro antigo gigante africano,o Sarcosuchus imperator, um esmagador de 12 metros descoberto no Níger. Os maxilares como de um pato, relativamente delicados do Shieldcroc provavelmente não foram equipados para qualquer proeza como a luta contra um Tiranossauro rex,concluiu Holliday. Mas o crocodilo ainda era bastante temível, disse o pesquisador Nick Gardner, da Universidade de Marshall na Virgínia Ocidental. O Shieldcroc compartilhava os rios com Dipnóicos e antigos peixes chamados de Coelacanths que cresciam até 4 m de comprimento. É muito possível que os shieldcroc consideravam estes peixes monstro a sua presa, concluiu Gardner .


http://carnivoraforum.com

Agapornis

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Agapornis

Origem
Este periquito tem origem nas florestas tropicais de África, podendo ser encontrado desde a costa atlântica até à costa do Índico.

Hábitos
Colorido, divertido e brincalhão são os adjectivos que esta ave mais recebe. No entanto, pode não ser sempre assim.
Estas aves devem viver sempre aos pares (casais). Um elemento apenas torna-se triste e reservado numa primeira fase, e numa fase posterior pode vir a morrer de tristeza.

Essa necessidade de viver aos pares leva a que sejam conhecidos por Inseparáveis ou Aves do Amor. Já o contrário não é verdade, isto é, a presença de outros indivíduos não os incomoda. 
Se tiver espaço, pode juntar vários casais, e pode fazê-lo com toda a segurança, que eles vão adorar, já que no estado selvagem vivem em grupos constituídos por muitos casais.

Variedade
Existem nove espécies de Agapornis. No entanto, as mais vulgares são quatro: Fischer, Personata, Nigrigenis e Roseicollis. Esta última é, sem dúvida, a mais popular e a que com mais facilidade encontra no mercado.

A gaiola
Para ter um casal de Agapornis vai precisar de ter uma gaiola com aproximadamente um metro de largura, meio metro de altura e meio metro de profundidade. Pode ter uma gaiola mais pequena, mas esta seria a medida considerada ideal para um casal. 

Além do comedouro e bebedouro, deve ter uma banheira no fundo da gaiola, estas aves gostam de tomar banho, faz parte da sua higiene pessoal.

Como todas as aves, o Agapornis gosta de tomar o seu banho de sol ao principio da manhã e ao fim da tarde. Evite o sol directo durante o dia, e tenha sempre presente que as correntes de ar são um risco elevado para as aves. 

Alimentação
Para alimentar estas aves, pode comprar a mistura para periquitos grandes, existente nas casas de alimentação para animais, ou mesmo nas grandes superfícies. 
Mude todos os dias a comida e a água. 
Pode dar, como suplemento, alguns legumes. Estes animais adoram, por exemplo, agrião e espinafre, mas antes de lhos dar, lave-os bem em água corrente. Alguns Agapornis gostam de cenoura, experimente. 

Outro alimento que estas aves não dispensam é a fruta, vá variando e tire sempre os caroços, alguns criam dificuldades digestivas desagradáveis, outras podem mesmo tornar-se letais.

Tamanho
Tamanho médio em adulto: 15 cm.
Peso médio em adulto: 50g.


Fonte: http://bicharada.net/animais/animais.php?aid=54

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Imperatriz - Pra colocar medo


Pode ser capaz de ultrapassar os 100 anos de idade!


Equipe TAMAR: Guy Marcovaldi e Pedro Cordeiro

Imperatriz
A escuridão do mar profundo esconde seres de todos os tamanhos, todas as cores, todas as formas. Umas das características de grande parte dos peixes dessa região é a cor vermelha, que abaixo dos 30 metros esmaece e torna-se progressivamente mais escura, até negra, um disfarce perfeito.
Um desses bichos é a Imperatriz, Gephyroberyx darwini, que ocorre em praticamente todos os mares do mundo. Cheia de espinhos afiados na cabeça e placas ósseas no ventre, a imperatriz tem o formato geral oblongo, comprimido lateralmente, de cor avermelhada e que chega a cerca de 50 cm de comprimento. Vive próximo do fundo rochoso, geralmente entre os 200 e 500 metros de profundidade. Sua distribuição  vai do Canadá ao Rio Grande do Sul, no Brasil. Alimenta-se exclusivamente de camarões e peixes, tanto os de fundo quanto os de meia água.
Equipe TAMAR: Guy Marcovaldi e Pedro Cordeiro
 
 Peixe é encontrado em fundos rochosos do mar
 A Imperatriz pertence à família Trachichthyidae, que agrega cerca de 50 espécies e das quais ao menos seis já foram registradas em águas brasileiras. A reprodução não é conhecida, mas algumas espécies dessa família são capazes de ultrapassar os 100 anos de idade! A despeito dos espinhos, sua carne é de excelente qualidade.

Bufo Real - a maior Coruja do mundo


Ave pode atingir os 80 cm de comprimento e quase 2 metros de envergadura.

Foto: Wikipédia

Bufo-real
Conhecida por ser a maior espécie de coruja do mundo, o animal pode atingir os 80 cm de comprimento com uma envergadura de quase 2 metros. Seu peso pode chegar a 5 Kg. A ave possui uma extensa longevidade, entre 10 e 20 anos, e habita a imensa região da Eurásia.
A plumagem do bufo-real é basicamente amarelada com manchas escuras que, no ventre, dão lugar a pequenas linhas - o que permite uma camuflagem perfeita. Durante o voo não se notam as orelhas, destacando-se a cabeça grande e as asas compridas e largas.  
A coruja possui muita força nas suas poderosas garras e no bico, além destas vantagens, ela possui uma enorme adaptação à vida na escuridão: os seus grandes olhos amarelos têm células especiais para captar uma pequena luminosidade. A audição é excelente, permitindo ouvir qualquer ruído e detectando facilmente as suas presas. Por outro lado, o seu voo é muito silencioso e discreto, evitando assim atrair a atenção das presas e predadores.
Foto: Wikipédia
Coruja bufo-real durante o inverno
Na sua alimentação incluem-se aves como patos, corvídeos e até açores. Mamíferos como ratos, coelhos e ouriços-cacheiros também são capturados pela ave. Os ataques muitas vezes são planejados do poleiro em que a coruja habita.
Sobre a reprodução, a fêmea incuba dois ou três ovos durante cerca de 35 dias. Após o mesmo número de dias, depois do nascimento, as crias já podem abandonar o ninho, mas permanecendo nas proximidades porque ainda dependem dos pais para se alimentar.
A boa notícia é que a coruja bufo-real, apesar de toda a sua envergadura, tolera bastante a presença humana, desde que o espaço dela também seja respeitado.

Caranguejo Violinista


Animal seduz a fêmea com a sua pinça e varia de cor conforme a maré.


Foto: Denise Chan

Caranguejo-violinista na Austrália
O nome caranguejo-violinista é a designação comum aos pequenos caranguejos do gênero Uca, da família dos ocipodídeos, que são encontrados no Atlântico. Tais crustáceos são geralmente pequenos. Os machos possuem uma das pinças (quelíceras) maior que a outra. A pinça é tão grande que quase se iguala ao tamanho da cabeça do animal.
A desproporção entre as quelíceras lembra uma imagem de um violino ou um arco. Por isto, o nome popular dado ao crustáceo. A pinça pode ser um atrativo sexual, pois a fêmea se atrai pelo tamanho dela, que é utilizada no ritual do namoro. Já a outra pinça, as vezes, acaba sendo um obstáculo na hora de procurar alimentos.
Os caranguejos-violinistas estão entre os habitantes mais familiares das áreas de estuários, exercendo um importante papel estrutural e funcional na ecologia dos manguezais. Estes caranguejos, ao removerem a terra, promovem o que chamamos de  bioperturbação, auxiliando na ciclagem de nutrientes.
A coloração dos adultos é variável e embora não sejam coloridos uniformemente, apresentam padrões de cores dominantes: violeta escuro, vermelho, laranja e amarelo, variando a intensidade. Esta, é determinada por células tegumentares especializadas que estão localizadas na hipoderme, denominadas cromatóforos. As cores ainda são influenciadas simultaneamente pelo ciclo biológico do animal e pelas marés.
Foto: Wikipédia
 Caranguejo-violinista e sua grande quelícera
De dia, na maré-raza, os pigmentos se espalham por toda a área dos cromatóforos, tornando os animais mais escuros. Durante a noite, a coloração é menos intensa. Os caranguejos mais jovens, comumente apresentando tamanho inferior a 15 mm, apresentam uma coloração castanha uniforme e muito similar ao corpo.
O caranguejo-violinista é bastante encontrado em regiões do Pacífico, no Japão e na Índia, mas também é visto na África e na Europa por possuir diversas subespécies. O caranguejo é conhecido também pelos nomes de chama-maré, catanhão-tesoura, chora-maré, ciecié, maracauim, siri-patola, tesoura, vem-cá e xié.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tatubeba

 
Tatupeba * espécie ameaçada
Nome científico: Euphractus sexcinctus
Onde vive: Brasil, Bolívia e Paraguai
Quanto pesa: 5 kg
Filhotes: 2 a 4 por gestação
Mamífero de hábitos noturnos, alimenta-se de insetos, cobras, carniça, besouros, minhoca e lagartixas. Também invade roças para cavar batata-doce. É bastante receptivo à aproximação do homem, chegando muitas vezes a “pedir carinho”. Vive em média 15 anos.
 http://www.curiosidadeanimal.com/mamifero_tatu_peba.shtml

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog