Não é fácil precisar a arigem desta raça. Apresenta diversas analogias com o russo owtchar, do qual não se tem notícia segura, más sabe-se que vários exemplares chegaram ä Inglaterra em barcos provenientes do Báltico. Ë muito parecido com o briad francês e o Bergamasco italiano. Na Inglaterra há aqueles que reconhecem entre os antepassados do bobtail o barbon e o deerhound.
A raça alcançou a estabilidade das suas características atuais há aproximadamente um século, difundindo-se sucessivamente no Sul da Inglaterra e no Norte , isto é na Escócia, originando presumivelmente o bearded-collie.
À diferença do que ocorre com a raça escocesa, uma antiga tradição queria que se amputasse a cauda ao botail; diz-se que na origem deste costume estava a necessidade de distinguir os cães de trabalho, isentos de impostos, dos de luxo, pelos quais esta necessário pagar impostos.
PADRÃO DA RAÇA: Bruno Tausz
Aspecto geral - forte, quadrado, de constituição robusta, pelagem densa, com os olhos e a boca revestidos pela pelagem da cabeça.
Talhe - altura: mínimo, machos 61 cm e fêmeas 56 cm.
- comprimento: (padrão não comenta).
- peso: (padrão não comenta).
- comprimento: (padrão não comenta).
- peso: (padrão não comenta).
Pelagem - dupla, abundante, áspera e reta. A cabeça é recoberta as orelhas são moderadamente recobertas, o pescoço e os anteriores são bem recobertos, mais abundante nos posteriores. A abundância de pêlos é mais importante que o comprimento.
Cor - cinza, acinzentado ou azul: corpo e posteriores de cor uniforme, com ou sem manchas brancas nas extremidades dos membros. A cabeça, pescoço, membros anteriores e face ventral do corpo devam ser brancos, com ou sem manchas. Qualquer tonalidade de marrom é indesejável.
Cabeça - 1:1
Para mais informações: http://www.saudeanimal.com.br/tipos10.htm
0 comentários:
Postar um comentário