sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Axoloti

   

SALAMANDRA MEXICANA (AXOLOTL)

Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Caudata
Família: Ambystomatidae
Género: Ambystoma
Espécie: Ambystoma mexicanum
Tamanho:15-30 cms
Aparência:
Os axolotls possuem uma cor cinzento-acastanhada com manchas douradas. Contudo existe já uma enorme conjunto de mutações que vão desde o albinismo, ao axantismo, ao leucistico.
Atingem um tamanho médio de cerca de 30 cms podendo muitas vezes ultrapassar esta fasquia. Possuem guelras bem desenvolvidas normalmente com três troncos.
São uma espécie neoténica o que significa que atingem a maturação sem atravessar a metamorfose. É possível despoletar a metamorfose aplicando hormonas conhecidas com tiroxina. Contudo tal não é recomendado uma vez que diminui a esperança de vida, podendo mesmo causar a morte ao animal devido ao stress da metamorfose.
Dimorfismo Sexual:
Axolotls podem ser sexados a partir da cloaca. A cloaca do macho é visivelmente maior que a da fêmea.
Comportamento:
Axolotls são animais pacíficos que coexistem facilmente. Não convem ter individuos com tamanhos muito díspares uma vez que poderão ser confundidos com potencias presas. Pode tambem acontecer haver feridas e escaramuças entre indíviduos da mesma espécie. Mas num aquário com bastante espaço as probabilidades de isso acontecer são bastante baixas.
Aquário:
Axolotls são caudatas totalmente aquáticos. Devido ao grande tamanho que podem atingir é aconselhável um aquário de no mínimo 60 litros podendo-se usar uma tartarugueira enquanto estes forem mais pequenos. A temperatura deverá estar entre os 10º e os 20º, temperaturas mais altas provocam stress e mais baixas letargia.
Não é aconselhável utilizar substrato por dois motivos, primeiro porque torna a limpeza mais díficil e segundo porque a forma de alimentação (os axolotls alimentam-se por sucção, sugando tudo o que estiver à sua frente) pode levar à ingestão de substrato e levar á morte por compactação intestinal.
A filtragem é recomendada mas dever-se-á ter o cuidado de não criar muita corrente. Corrente em demasia stressa os animais o que poderá causar a morte. Um sinal seguro de stress é a cauda constantemente enrolada.
Para decoração pode-se usar pedaços de cano em PVC, plantas flutuantes, vasos em terracota, ... O nível da água não é necessário ser muito alto 10 cms chega perfeitamente, principalmente se forem juvenis, uma vez que permite o fácil acesso dos axolotls ao ar (Axolotls gostam de dar golfadas de ar).
Alimentação:
Axolotls são boa boca. Comem quase tudo o que lhes couber na boca. A dieta básica poderá ser larva de mosquito vermelha, podendo-se complementar com comprimidos para peixes de fundo, comprimidos de spirulina, larvas da cera, minhocas da terra, um pinkie ocasional (não abusar devido ao elevado teor de gorduras), microvermes e dáfnias enquanto larvas, krill, pequenos grilos, outras larvas de corpoo mole. Tenébrio não é recomendado uma vez que a quitina dificulta a digestão.
Deverá ter-se o cuidado de fornecer uma alimentação de elevado teor proteico!

 

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog