quinta-feira, 28 de abril de 2011

Bugio

O bugio (também conhecido por guariba, barbado ou macaco-uivador) está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo acastanhados, castanho e castanho escuro. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho escuros. Ele é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata, e pela presença de pêlos mais compridos nos lados da face formando uma espécie de barba. O Alouatta guariba é a espécie de bugio que habita a Mata Atlântica, desde o sul da Bahia (subespécie Alouatta guariba guariba) até o Rio Grande do Sul, chegando ao norte da Argentina, na região de Misiones (Subespécie Alouatta guariba clamitans). As duas subespécies constam na lista do Ibama como criticamente em perigo e vulnerável, respectivamente. O desmatamento ameaça a sobrevivência dos bugios de diferentes maneiras. A mais evidente é a retirada da vegetação, o que restringe seus ambientes a pequenos fragmentos isolados. Nasce em todas as estações do ano, depois um período de gestação de aproximadamente 140 dias. Filho fica agarrado às costas da mãe durante os primeiros meses de vida. Maturidade é atingida entre um ano e meio e dois anos. Alimenta-se predominantemente de folhas, flores, brotos, frutos e caules de trepadeiras. Pouco ativo, se locomove vagarosamente com a auxílio de sua cauda preênsil, que pode atingir 80 cm. Pode atingir até 9 kg de peso.O bicho mais barulhento em todo mundo é o bugio. Seu grito é o mais forte que existe na terra e pode ser ouvido por mais de 16 km! O bugio, conhecido também por guariba ou barbado, está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros e é encontrado principalmente na América Central e do Sul. 

A amplificação da potência do rugido do bugio é obtida graças ao hióide, um pequeno osso localizado entre a laringe e a base da língua do bicho. Na presença de um predador ou de alguma ameaça, o hióide funciona como uma caixa de ressonância. 


Geralmente no amanhecer, já se pode ouvir os rugidos crescentes do bugio. Uma seqüência de rugidos, cada um mais forte e penetrante que o outro. Quem ouve o ronco estrondoso do bugio nem imagina que por trás de tudo, existe um macaco tímido, que vive em pequenos grupos, chefiados por um macho adulto.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog