quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pantera o.O


A pantera é um mamífero, felino como o tigre e o leão, de grande porte podendo pesar cerca de 80 quilos e medir até 1 metro e 50 centímetros de comprimento fora a sua cauda que pode chegar a 90 centímetros, e sua altura gira em torno de 90 centímetros. Também pode ser chamada de leopardo. Sua aparência se assemelha a um gato assim como sua postura e atitudes, durante o dia podem ser vistos dormindo preguiçosamente em galhos de árvores e a noite saem para se alimentar.
Pantera
Pantera
Para que possam caçar com eficiência são dotados de grandes garras, bem maiores do que seus parentes felinos, e contam também com dentes muito afiados o que garante o sucesso de suas investidas. Dentes e unhas são usados também com o intuito de defesa e não somente para o ataque a suas presas. São extremamente fortes em sua musculatura das patas o que lhes permite destroçar girafas, cervos, uma Zebra e até mesmo um antílope com apenas um golpe certeiro.
Leopardo
Leopardo
A pantera ou leopardo vive na África, na Ásia assim como o Crocodilo, o rinoceronte e outros grandes predadores, e também nas Américas, porém em ambientes bastante diversos o que faz com que seus hábitos alimentares variem um pouco, mas são especificamente carnívoros e de modo geral suas presas são de médio porte, proporcional ao seu tamanho e capacidade de ataque. Sua pelagem é muito brilhosa sendo de cor preta ou amarelada recoberta de manchas escuras que se assemelham a pintas de formas singulares, o que faz com que cada pantera seja única, como se fosse uma espécie de impressão digital. Suas peles são muito cobiçadas e valiosas, o que faz com que sejam caçadas para comercialização. Em função disso algumas espécies estão sob risco de extinção e tenta-se a sua reprodução em cativeiro.
Pantera Negra
Pantera Negra
O período de gestação de uma pantera pode variar em torno de 90 a 105 dias, sendo possível o nascimento de até 4 filhotes de uma só vez. Os bebes pantera são bem clarinhos em tons de bege e branco e logo após o desmame eles costumam comer insetos como grilos, mas somente até desenvolverem bem o instinto da caça. Tendo como características a agilidade e rapidez é comum observar um leopardo ou pantera em cima das arvores, alias eles ficam por lá a maior parte do tempo, incluindo-se aí os momentos de alimentação. Eles são capazes de arrastar suas presas para o topo de uma arvore onde podem devorá-las sem a necessidade de dividir com outros carnívoros como o leão, por exemplo. É ágil também na água sendo capaz de mergulhar e nadar com facilidade. Seus movimentos são sim ilares ao de um gato, não fazem ruídos e podem dr grandes saltos partindo de uma posição estática. São lindos se parecendo com grande gatos.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog