O carcaju é um mamífero carnívoro nativo de regiões ao norte da Europa, Ásia e América do Norte. Seus hábitos são muito parecidos com os do texugo. Na Europa, recebe o nome de glutão. É um animal de corpo pesado, pernas curtas e grossas, e possui garras longas e encurvadas. Geralmente anda com a cabeça e cauda baixas, e as costas arqueadas, mais altas. O focinho é curto e pontudo, e a cabeça arredondada. Seus olhos são bem afastados um do outro, e as orelhas se projetam pouco acima dos pêlos na cabeça. A cauda é curta e extremamente felpuda, pêlos que atingem 20 cm de comprimento. A grossa pelagem do corpo é constituída de longos fios brilhantes, e é de cor marrom-escura, exceto por duas faixas mais claras que se estendem pelos lados do corpo. O comprimento do animal vai de 65 a 105 centímetros, não contando a cauda.
O carcaju é encontrado em florestas e e planícies abertas, desde o norte do Círculo Ártico até a fronteira entre Estados Unidos e Canadá. Também aparece nas montanhas de Sierra Nevada, na Califórnia (EUA). É um animal noturno que nunca hiberna. Apesar de seus movimentos parecerem desajeitados, o carcaju pode se deslocar com muita rapidez. Geralmente viaja sozinho, exceto durante a temporada de acasalamento. De Janeiro a Abril, a mãe dá a luz de 2 a 4 filhotes. Carcajus comem ovos de pássaro, frutas vermelhas, e qualquer animal que consigam matar. Não havendo comida disponível, podem se alimentar da carcaça de animais mortos, e são capazes de roubar a isca de armadilhas deixadas por caçadores.
Embora tenham sido bastante numerosos no passado, o carcaju tornou-se um animal raro devido ao excesso de caça, movida por sua pele e também porque alguns o consideram uma praga.
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nota do Blog
Dê uma nota para este blog
0 comentários:
Postar um comentário