A MENOR DAS RAPOSAS

NOME CIENTÍFICO: Vulpes zerdaanteriomnte era Fennecus zerda
NOME EM INGLÊS: Fennec Fox ou Desert Fox
NOME EM ESPANHOL: zorro, zorrito,
NOME EM FRANCÊS: fennec, renard des sables
NOME EM ALEMÃO: Fennek, Wstenfuchs,
NOME EM SUECO: fennek, rkenrv,
NOME EM DINAMARQUÊS: rkenrv
NOME EM ISLÂNDES: tfa, refur,
NOME EM ÁRABE: tha`lab saharawi
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnivora
FAMÍLIA: Canidae
COMPRIMENTO: 40 cm, mais de 25 cm de cauda
ALTURA: 20 cm. ORELHAS: 15cm
PESO: 1,5 kg
TEMPO DE VIDA: 15 anos
NÚMERO DE FILHOTES: 2 a 5 filhotes
MATURIDADE SEXUAL: por volta de
PERÍODO DE GESTAÇÃO: 51 dias.

HÁBITOS: Animal de hábitos noturnos
ALIMENTAÇÃO: Durante a noite caça pequenos roedores, insetos (como, por exemplo, gafanhotos), lagartos, pequenas aves e ovos, além de algumas plantas. Acomida no deserto é rara, e por isso quase todas as formas de vida de lá servem de alimento para o feneco, salvo quando se trata de um animal mais forte que ele.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Freqüenta o Saara, no sul da Argélia e da Tunísia. Também é encontrado no Egito, na região do Sinai, e no Oriente Médio.
HABITAT: regiões desérticas, semidesérticas e montanhosas do Norte de África e da Península Arábica
STATUS: Os fenecos não são animais ameaçados mas o comércio deve ser controlado para a própria sobrevivência da espécie. São caçados freqüentemente por humanos, entretanto não causa dano direto a interesses de humanos. Como outras raposas, sua pele é utilizada por pessoas e pelos indígenas do Saara e Sinai.

Quando o sol se põe sobre o deserto tranqüilo, um pequeno carnívoro bege empina suas orelhas compridas e pontudas. Antes estava observando silenciosamente. Agora chegou a hora de caçar. Se um lagarto chegar perto, o ataque será fatal; a vitima é apanhada de um pulo e morta com uma dentada. A excelente visão do feneco lhe permite atacar rapidamente roedores, aves e répteis que se aventuram em um território. Diversos fenecos de uma mesma região podem comunicar-se por meio de sons que não são audíveis para outros animais.

DOMESTICAÇÃO:

Sua velocidade e agilidade (eles podem saltar quatro vezes o próprio comprimento de corpo), junto com o instinto de perseguição natural que eles possuem, fazem do feneço um potencial fugitivo. Como ele é capaz de cavar 6 metros em uma noite (no ambiente narutal), se for mantido ao ar livre as cercas devem possuir vários metros para debaixo do chão. Se escaparem, os fenecos são extremamente difíceis de se recaturar.
A legalidade de possuir um feneço varia através da jurisdição de cada país. Também, sendo considerado um animal exótico, não são todos os veterinários que sabem como tratar em caso de doença.
0 comentários:
Postar um comentário