sexta-feira, 27 de maio de 2011

Foca de Wedell




As focas-de-Weddell (Leptonychotes weddellii), ou "wedd" vivem junto às áreas livres e às bordas de gelo, na periferia da Antártica. É uma das espécies de mamíferos com distribuição mais ao sul da terra. Durante o inverno passam a maior parte do tempo no mar, perfuram a placa fina de gelo para poder respirar. No verão, procriam e realizam a muda de pele. 

A coloração é variada, geralmente cinza com manchas claras e escuras. No passado era confundida com a foca-leopardo. Em terra a foca-de-Weddell pode ser facilmente reconhecida, pelo costume de girar o corpo para o lado quando alguém se aproxima e pelos bigodes enrolados na ponta. É comum na região da Baía do Almirantado, atinge cerca de 550 kg e 3,3 metros de comprimento. Mergulha até 600 metros de profundidade em busca do alimento, o krill. Vocaliza em terra e debaixo da água. O som produzido parece uma música suave. 

Aqui na Baía do Almirantado, algumas tem filhotes e outras chegam para alimentar-se ou descansar. Não são abundantes como em outras regiões da Antártica, mas, freqüentemente, vistas até junto à estação.

No verão de 2002/03, em Keller, nasceu uma "wedd", denominada de Sapeca pelo pessoal da estação. A foca ficava ao lado da mãe, mamando, acariciando, olhando o movimento e se espreguiçando. Gostava de rolar de um lado para o outro. Desde cedo, aprendeu a nadar e mergulhar, no início ao lado da mãe. Onde estará agora?

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog