sexta-feira, 20 de maio de 2011

Hagfish

Se sentir ameaçado, ele pode perfurar até os humanos

Foto: Wikipédia
Cabeça do Hagfish 

 Pode não parecer, mas o Hagfish é um peixe – dos mais nojentos – encontrado nas profundezas do oceano. Seu tamanho pode ir de meio metro  até 127 centímetros. As suas cores variam entre rosa, azul, cinza e preto ou branco com manchas. No Brasil, ele é conhecido como Peixe-Bruxa.
Curiosamente, eles são os únicos animais que possuem um crânio, mas não uma coluna vertebral. Aproveitam dessa exceção para se propelirem em direção às suas vítimas, criando um nó e fazendo movimentos como os das minhocas. Utilizam seus dentes afiados para fazer um buraco em seu alimento - outros peixes – ou até mesmo para perfurar os humanos. Este peixe tem a capacidade de absorver a matéria orgânica dissolvida através da pele e das brânquias. Como sanguessugas, seu metabolismo é bem lento, podendo assim sobreviver meses nessa condição.
Quando capturado, sua cauda começa a secretar um muco que se expande em uma gosma pegajosa e gelatinosa, logo após amarram-se em nós e finalmente conseguem escapar dos predadores. Hagfishs normalmente são hermafroditas, possuindo tanto ovários como testículos.
Foto: Stan Shebs

Hagfish tentando se esconder entre as pedras
Este tipo de peixe não costuma ser consumido, já que a sua aparência não é das melhores,  bem como a sua viscosidade e seus hábitos desagradáveis. Más há sempre quem arrisque.
Uma espécie particular de Hagfish, o Costeira – encontrado no noroeste do Pacífico – é bastante comum nos pratos dos Coreanos. Não importa se é frito ou cru, é quase inacreditável que dá para comer este animal.Que peixe Looool

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog