terça-feira, 31 de maio de 2011

Rato arbóreo

Rato dado como extinto reaparece 113 anos depois

Foi dado como extinto durante 113 anos mas voltou a dar sinais de vida. O rato arbóreo de Santa Marta, uma espécie semelhante ao porquinho-da-índia, reapareceu na semana passada num eco-hotel na floresta da Colômbia, deixando-se fotografar pela primeira vez.

Sendo um roedor noturno, o rato - arbóreo de Santa Marta fez jus à sua fama e apareceu pelas 21:30 do passado dia 4 de maio, na entrada do albergue da Reserva Natural El Dorado, onde fez as delícias de dois voluntários da organização não governamental ProAves, que o puderam observar durante quase duas horas.

O Santamartamys rufodorsalis mede 45 centímetros desde a cabeça até à ponta da cauda e pesa cerca de 460 gramas, tendo sido avistado pela última vez em 1898.

Image and video hosting by TinyPic

A espécie foi considerada extinta, mas agora “é provável que o rato - arbóreo de Santa Marta passe a ser classificado como em perigo crítico”, de acordo com os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Lizzie Noble, uma das voluntárias que participou deste “encontro imediato”, conta que o animal “se foi aproximando” do local onde estavam sentados, agindo de forma “totalmente impassível perante a emoção que estava a causar”. O animal deixou-se fotografar e finalmente regressou à floresta.

“Estamos absolutamente encantados por ter redescoberto esta criatura maravilhosa depois de apenas um mês de trabalho voluntário com a ProAves. É evidente que a Reserva El Dorado ainda tem muito para descobrir”, acrescentou a voluntária.

A diretora-executiva da organização, Lina Daza, defende que “a redescoberta desta espécie é um exemplo da importância da criação de áreas protegidas, que possam garantir um espaço para a conservação da tão ameaçada biodiversidade colombiana”.

Uma das principais ameaças ao recém encontrado animal é a grande quantidade de gatos existentes na região e que se alimentam de espécies como esta.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog