domingo, 15 de maio de 2011

Tatu Canastra

O tatu é um dos bichos que não podem ser caçados no Brasil. Muita gente caçava tatu para comer sua carne e usar sua armadura, muito resistente, para fazer utensílios.É bom lembrar que o tatu pode transmitir toxoplasmose pela carne
Espécie de larga distribuição, originalmente conhecida desde as Guianas, por todo o Brasil e do Paraguai até o Norte da Argentina, o tatu-canastra é o maior representante da família Dasypodidae.
É um animal de corpo maciço, mas flexível, devido á presença de grande número de cinta móveis. Possui cabeça alongada, focinho cônico, orelhas curtas e ovais.
Possui membros robustos, com cinco dedos e as unhas das patas posteriores são grandes, largas e arredondadas. As patas anteriores apresentam unhas muito grandes e falciforme, principalmente a do terceiro dedo, que pode medir até 15 cm.
O colorido da carapaça é muito escuro nas partes superiores e amarelado nas partes inferiores.
Enxerga e ouve mal, mas o olfato é bem aguçado. É poderoso escavador e sua toca possui diversos corredores e câmaras.
É terrestre, solitário e tem hábito principalmente noturno e crespular, alimentando-se de insetos como cupins e formigas, mas sua dieta pode incluir também outros animais e vegetais.
O período de gestação é de quatro meses, com o nascimento de um a dois filhotes.
Apesar de sua distribuição abranger todo o território brasileiro, a grande pressão de caça, somada à transformação dos campos e cerrados, seu hábitat natural, fizeram desta uma espécie seriamente ameaçada de extinção e talvez um dos primeiros animais destinados a desaparecer da lista de nossa fauna.É a maior espécie viva de tatu no mundo, chegando a medir entre 0,75 a 1m de cabeça e corpo, cauda de até 50cm. O adulto pesa cerca de 60Kg. Fossador notável, abre covas para se alojar e revolver o solo, ingerindo vermes, insetos e larvas. Come também aranhas, cobras e principalmente cupins, desmontando os cupinzeiros com as garras fortes.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog