domingo, 15 de maio de 2011

Tigre Siberiano

Tigre Siberiano
Tigre Siberiano

MAMÍFERO

Família: Felídeos
Ordem: Carnívoros
Tamanho: Mede 1 metro de altura e 3 metros do comprimento, sendo 80cm de cauda.
Peso: Aproximadamente 300 kg.

DESCRIÇÃO

Porte altivo, músculos fortes e elásticos, possui uma pelagem que lhe proporciona excelente camuflagem devido a coloração e o desenho, que confunde a linha do contorno do seu corpo contra a vegetação. Seu sentido mais aguçado é a audição. Sua visão é muito fraca e o olfato praticamente inexiste. Na ordem dos carnívoros, o único animal que o ultrapassa em tamanho é o urso.

DISTRIBUIÇÃO

Originário da Sibéria oriental, há 20 ou 30 mil anos, conquistou o vasto território que hoje ocupa no continente asiático. Caçado até ser praticamente eliminado das selvas, hoje está entre os animais com maior risco de extinção.

COMPORTAMENTO

É um caçador solitário e de hábitos noturnos. Caça à noite ou ao amanhecer e o resto do tempo é para dormir. Pode percorrer de 10 km a 20km de distância em uma só noite. Chega a alcançar uma velocidade de até 80 km/h e pode saltar a uma altura de 5 a 6 metros, porém, não é capaz de escalar árvores. Aproxima-se de sua presa sem ser percebido e, quando está a mais ou menos 20 metros de distância, ele se abaixa, caminha quase que se arrastando pelo solo durante um trecho, salta para frente e tenta morder o pescoço da vítima enquanto a imobiliza pelos ombros ou pelas costas.
Ele mata em média, entre 40 e 50 presas durante um ano. É capaz de matar um búfalo com ap enas uma patada e depois arrastá-lo por centenas de metros. Em geral não atacam o homem e, quando o fazem, estão velhos ou doentes.

ALIMENTAÇÃO

Por viver em stepes geladas, florestas úmidas e bosques, e devido à vasta distribuição geográfica, a sua alimentação é muito variada. Geralmente devora cervos e suídeos mas quando quando não os acham, alimenta-se se ursos.

REPRODUÇÃO

As fêmeas atraem seus parceiros emitindo um rugido. A gestação dura de103 à 05 dias, podendo nascer 2 ou 3 filhortes por vez. Somente a fêmea cuida da cria após o nascimento, mas, se um macho adulto acabou de abater sua caça e por acaso encontrar alguns filhotes, mesmo que não sejam seus, ele deixa a cria comer sua caça.

LONGEVIDADE

Vivem em média 20 anos, sendo que o macho vive menos que a fêmea, por estarem sempre em confronto com outros machos por causa das presas ou por defenderem seu território.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog