O wombat é um marsupial e é o maior herbívoro e mamífero do mundo, apesar disso, ele não é muito conhecido. Vive na Austrália e hoje há apenas uma colonia com 115 wombat sendo que apenas 35 fêmeas estão em idade de reprodução. O wombat é classificado com uma família própria, a dos Vombatidae.
Eles são parentes dos coalas, mas não sobem em árvores. Estes bichos divergiram de outros herbívoros marsúpias há 40 milhões de anos atrás. Este animal tem pouco mais de um metro e chega a pesar 30 quilos. São adaptados à climas quentes e não precisam de muita água. Cavam grandes túneis e saem apenas a noite, isto é, tem hábitos noturnos e é solitário.
As fêmeas dão a luz com menos freqüência em época de intenso calor, mas o pior é que elas tem apenas um filhote por ano, o que dificulta a proliferação da espécie. Os filhotes ficam até nove meses na bolsa da mãe e depois de mais seis meses ficam totalmente independentes, podem viver até 23 anos. Sua extinção é causada pela perda do habitat para a criação de pastos e são vulneráveis às doenças e catástrofes naturais. Está entre os dez mamíferos que correm mais risco de extinção.
Um departamento do governo da Austrália está cuidando especificamente da preservação dos wombats, mas a reprodução é lenta. Quem sabe é possível minimizar a ação do homem na vida deste animal daqui uns 50 anos?
0 comentários:
Postar um comentário