Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Procellariiformes
Família: Diomedeidae
Espécie: D. exulans
Outros Nomes
Também conhecido como: albatroz-gigante, albatroz-errante ou gaivotão. Para os anglo-saxónicos, o seu nome é wandering albatross.
A maior ave voadora
Este albatroz é a maior ave voadora da actualidade, o seu comprimento atinge 1,30 e a sua envergadura mais de 3,30 o que é verdadeiramente impressionante, o peso dos machos atinge correntemente os 11 kg e o das fêmeas 8,5 kg.
Como grande ave que é, tem uma longa esperança de vida, calculando-se que a média ronde os 50 anos. Isto faz com que a maturidade e a idade reprodutiva comece por volta dos 11 anos. A incubação dos ovos demora 11 semanas e, para abandonar o ninho em difinitivo, mais 40 semanas. Isto faz com que a reprodução seja muito lenta, o que começa a fazer perigar esta espécie, que é já considerada vulnerável pela IUCN, já que se julga existirem apenas 30000 indivíduos.
Distribuição
Esta espécie habita em todo o Hemisfério Sul, desde os gelos antárticos até a uma zona que pode ser considerada referência, que é o Trópico de Capricórnio. Muito raramente passa daí, mas também acontece aparecer um pouco mais a Norte.
Apesar de frequentemente aparecer nas costas continentais da América do Sul, principalmente na Argentina e no Brasil, é nas ilhas de todo o hemisfério que nidifica, embora as comunidades maiores estajam concentradas em algumas ilhas em particular.
Nesta altura, os principais lugares de nidificação são,
no Oceano Atlântico, o Arquipélago das Georgias do Sul, com particular intensidade para a Ilha da Aves, sendo que também nidifica em outras ilhas deste arquipélago como as Sanduiche.
Um dos locais de nidificação importante, e que deixou de o ser, nos anos 50 do século XX, foram as ilhas Folkland. Aqui, a pressão humana afastou esta ave em definitivo, para facilitar a criação de gado ovino.
Outras ilhas importantes em número de casais reprodutores estão no Oceano Índico: as ilhas Crozet, Herguelen, Marion, Macquarie e Prince Fonte:bicharada.net
0 comentários:
Postar um comentário