quarta-feira, 29 de junho de 2011

Lobo

Reino:Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Lobos, tais como cães, raposas, chacais, coiotes e mabecos, são animais pertencentes à Família Canidae. Esses animais se alimentam predominantemente de carne, mas, como podem ingerir vegetais, em situações de escassez, costumam ser classificados como onívoros. Possuem médio porte, cauda comprida, garras não retráteis, pernas longas, e audição e olfato bem apurados. Podem viver tanto solitários quanto em grupos.
 
São quatro as espécies de lobos existentes:
Canis lupus: o lobo cinzento, com risco mínimo de extinção, segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza);




Canis rufus: o lobo vermelho, em perigo grave, segundo a IUCN;


 Canis simensis: o lobo etíope, em perigo, segundo a IUCN;

 



Chrysocyon brachyurus: o lobo-guará, quase ameaçado, segundo a IUCN. Esta é a única espécie de lobo encontrada no Brasil.




O lobo-guará é o único animal pertencente ao Gênero Chrysocyon, e é o maior canídeo da América do Sul, apresentando cerca de um metro de comprimento, 45 centímetros de cauda, 80 centímetros de altura e 25 quilos. Esse animal, que vive cerca de quinze anos, tem hábitos crepusculares, e é territorialista e solitário. Assim, forma casais somente na época reprodutiva.
A gestação dura pouco mais de dois meses, dando origem a mais ou menos três filhotes. Graças, principalmente, à perda de habitats, atropelamentos, doenças transmitidas pelos cães domésticos (como cinomose, adenovirose e raiva) e caça predatória, esse ser vivo típico do cerrado brasileiro se encontra com esse status de conservação.

CURIOSIDADE:
O cão doméstico é, na verdade, uma subespécie do lobo cinzento: Canis lupus familiaris. Acredita-se que ele foi domesticado há mais de 130 mil anos, a partir da constatação de que alguns desses lobos, que se aproximavam para se alimentar dos restos de comida encontrados em agrupamentos humanos, eram dóceis e sociáveis.Fonte:www.brasilescola.com

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog