domingo, 26 de junho de 2011

Marta Americana

As Martas são pequenos animais aparentados ás doninhas.A Marta tem uma pelagem marrom escura e uma barba branca e delgada.
Alvo de caça predatória para extração da pele espessa e macia, a marta existe no Canadá e em regiões dos Estados Unidos, da Europa e Ásia.

Feroz quando acuada, ou quando em busca de suas próprias presas no mato, a marta é mamífero carnívoro do gênero Martes e da família dos mustelídeos, a mesma do arminho, da fuinha e da lontra. Tem o corpo delgado e ágil, pernas curtas, orelhas arredondadas, a cauda grande e peluda. Entre as espécies principais, distinguem-se: a marta-americana (M. americana), de regiões florestadas da América do Norte, de pêlo pardo-amarelado, mas na cauda e nas pernas mais escuro, com 35 a 43cm de comprimento, fora a cauda de 18 a 23cm, e peso variável entre um e dois quilos; a marta-dos-pinheirais (M. martes), de 42 a 52cm, das florestas da Europa e Ásia central, de pêlo castanho-escuro com uma mancha amarelada e contínua no pescoço; e a marta-zibelina (M. zibellina), do norte da Ásia, infelizmente uma das favoritas do comércio de peles por ter o pêlo longo e sedoso, pardo e com tons acinzentados na cabeça.
Em geral solitária, a marta é exímia na movimentação sobre as árvores. De hábitos noturnos, vive à base da carne de outros animais e de frutas. Tem de um a cinco filhotes, após um período de gestação que, nas áreas mais ao norte, chega a exceder 290 dias, devido a um atraso na implantação do óvulo fertilizado na parede do útero.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog