- O castor é um pequeno animal da família dos roedores. Chama-se roedor porque tem os dentes preparados para roer as coisas de que se alimenta.
- Os castores vivem mais ou menos vinte anos e podemos encontrá-los na América do Norte, junto de pequenos rios e ribeiros, onde constroem uma espécie de barragem que serve para proteger as suas tocas.
- Sabias que algumas destas barragens chegam a medir quatro metros de altura? É mais alto do que dois homens em cima um do outro!
- No sítio onde os castores fazem as barragens, forma-se um lago com água mais funda. Como a água mais funda nunca congela, o castor consegue sempre chegar à sua toca no Inverno!
- A toca do castor é feita de ramos e galhos e fica acima da água, entra-se é por baixo, nadando.
A barragem é feita por ramos muito bem entrelaçados que depois são cobertos com pedras e lama.
Sabias que são tão sólidas que às vezes até cortam a circulação de um rio?
- É no fundo do lago, criado pela sua barragem, que o castor guarda a comida para o Inverno: a casca dos ramos. Por isso é que tem uns dentes tão fortes: servem para cortar os ramos, que usa na barragem, e para os comer.
- O castor tem uma cauda muito larga e achatada. Serve para o ajudar a nadar, mas também é um bom apoio enquanto rói a madeira das árvores.
- Quando algum inimigo se aproxima, o castor bate com a cauda na água fazendo muito barulho. Assim, os outros castores têm tempo de se esconder num local seguro!Fonte:http://www.junior.te.pt
|
0 comentários:
Postar um comentário