domingo, 3 de julho de 2011

Lagarto de Gola

Ja havia falado sobre o lagarto de gola mas vou falar mais O:Classificação Cientifica: Reino-Animalia
                                     Filo-Chordata
                                     Classe-Reptilia
                                     Ordem-Squamata
                                     Família-Agamidae
                                     Género-Chlamydosaurus
                                     Espécie-C.kingii
Nome científico: Chlamydosaurus kingii/Gray, 1825 (autor e ano da descoberta)
Habitat: Florestas tropicais secas, regiões semideserticas e pradarias
Longevidade: 20 anos; 10 anos (em cativeiro)
Comprimento: 60-90 cm (da cauda à cabeça)
Distribuição: Norte da Austrália e Sul da Nova Guiné
Conservação: Populações em declínio, mas ainda com um número considerável

Esta espécie é conhecida pela sua extensão de pele suportada por estruturas de cartilagem que possui em torno do pescoço. Quando provocado, este lagarto faz uma exibição espectacular. Silvando alto, ergue-se nas patas posteriores e desdobra a sua gola e se esta estratégia não resultar, vira-se e corre em duas patas para a segurança de uma árvore. Procura alimento no chão, comendo principalmente insectos, aranhas e outros invertebrados, e até pequenos mamíferos.

 


----» Grandes folhos: A gola deste clamidossauro é reforçada por filamentos de cartilagem que a mantêm afastada do corpo.




O pequeno tamanho deste lagarto faz com que seja alvo de uma variedade de predadores, como águias, corujas, cobras, dingos, gatos-marsupiais e lagartos maiores.
É nativo da Austrália, mas a sua distribuição estende-se pelo sul da Nova Guiné, apesar de alguns peritos acharem que são duas espécies distintas.

  
 
 



A cor do seu corpo varia de cinzento a castanho, enquanto a sua cauda é cinzenta-escura, e relativamente grande para o seu tamanho. A sua língua e boca podem ser amarelas ou rosas. Estes répteis são anatomicamente diferentes, com os machos a terem um maior comprimento.

Esta espécie é ovípora. A época de acasalamento começa em Outubro ou Novembro, que corresponde à estação húmida, e acaba em Fevereiro ou Março. Parece que os lagartos-de-gola machos utilizam as suas golas para lutar e atrair potenciais companheiras, contudo não existe nenhuma informação conclusiva que confirme este comportamento. Os machos de clamidossauro podem ser muito territoriais e até lutar. As fémeas poém os ovos na estação húmida e estes demoram 70 dias para eclodir. A ninhada varia dos 4 aos 13 ovos, com uma média de 8 ovos cada. O ninho localiza-se em áreas lisas, que podem ser no chão ou, raramente, em árvores baixas. Os ninhos não podem ter vegetação directamente sobre o ninho, porque este precisa de apanhar muita luz do sol durante o dia. Existem diferenças notáveis nos ninhos, consoante a sua distribuição geográfica.

Os lagartos-de-gola são arborícolas, gastando 90% do seu tempo nas árvores. Normalmente só descem ao solo para se alimentarem.

 
Clamidossauro a descançar






 

Curiosidades: - Muitos autores dizem que estes sáurios só conseguem abrir a sua gola se estiverem com a boca aberta.
                      - Estes animais, aparecem nas moedas australianas de 2 cêntimos.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog