quinta-feira, 28 de julho de 2011

Morsa




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: 
Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Odobenidae
Género: 
Odobenus 
Espécie: O. rosmanus
Nome científico: Odobenus rosmanus

Descrição
A morsa é um animal que vive nas águas do Ártico. Pode medir até 4 metros de comprimento. Seu peso pode ultrapassar uma tonelada (as maiores passam da 1,6 toneladas).
As morsas possuem uma pele enrugada e áspera que vai se tornando cada vez mais espessa ao longo de sua vida (15 a 30 anos), sem orelhas externas Um saco no pescoço ajuda o animal a boiar Sem unhas ou garras nas patas dianteiras. Para nadar usam a nadadeira caudal. Deslocam-se mal em terra, utilizando as nadadeiras anteriores e andando quase aos saltos. Seu focinho tem um sólido bigode e dois enormes caninos ou presas que podem chegar a 1 metro de comprimento. As presas são usadas para arrancar moluscos e caranguejos do fundo do mar desgastando-se ao longo dos anos. As morsas são caçadas pelo marfim dessas presas.
A morsa é um animal pacífico e sociável. No inverno, bandos separados por sexos, migram para o Sul montados em "icebergs". 

Reprodução
A morsa é polígama e reproduz-se uma vez por ano; na época do acasalamento, ocorrem lutas entre os machos. Após 11 meses, nasce um filhote que a fêmea defende e alimenta com dedicação. Esse filhote levará cinco anos para tornar-se adulto. 

Ameaças
A morsa já foi um animal importante para os esquimós; hoje ela é severamente protegida da caça predatória.
O faro agudo de uma sentinela avisa quando há inimigos, geralmente o homem ou a baleia assassina. 

Distribuição geográfica e habitat
As morsas vivem nas águas do Ártico.




0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog