quinta-feira, 21 de julho de 2011

Texugo do Mel

O ratel ou texugo do mel so come mel distribui-se por quase toda a África sub-sahariana, estendendo a sua área de distribuição através da Península Arábica até à Índia. 
 
São do tamanho do texugo Eurasiático (cerca de 70 cm de comprimento e até 12 kg de peso), apresentando hábitos maioritariamente nocturnos (apesar de poderem ser vistos de dia fora das tocas). 
 
O ratel alimenta-se de escorpiões, insectos, frutos, ovos, répteis, porcos-espinhos, e roedores. Alguns machos especializam-se na captura de grandes mamíferos, tais como lebres, raposas e juvenis de antílopes(o guri consegue matar uma raposa,0.O). 
 
Podem ainda rasgar a casca das árvores para chegar aos ninhos de abelhas (daí ser, por vezes, denominado texugo do mel), e desenterrar todo o tipo de comida, incluindo cadáveres humanos. 
 
O ratel pode associar-se à ave melífera para se alimentar: a ave com o seu chamamento característico conduz o ratel até um cortiço de abelhas; o ratel, por sua vez, parte o cortiço e partilha a sua refeição. A secreção da sua glândula anal tem duas funções distintas: a de marcação do território e a de anestésico contra as abelhas.

(foto: hypescience.com)

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog