quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Alce

Eaeeee manolows to aqui pra mostrar a ultima postagem do mês de Agosto com o Bicho elegido o mais legal do mês.E ele é o Alce.
alce é um mamífero quadrúpede pertencente à família Cervidae e à ordem Artiodactyla, ou seja, suas patas têm um número par de dedos. Este grande cervo, (aliás, é maior do mundo, sua altura pode chegar a 2,15m) pesa, quando adulto, até 450 kg, sendo que os mais idosos podem ultrapassar os 500 kg. Seu comprimento oscila de 2,4 a 3,1 m e sua cauda, bem curta, tem comprimento de 5 a 12 cm. A cor de sua pelagem é parda.

Seu corpo é relativamente curto e grosso, seu peito é largo e a parte traseira deste animal é mais baixa do que a dianteira. Seu pescoço é forte, sua cabeça é grande, vai ficando estreita em direção aos olhos e termina num focinho comprido, cujo lábio superior (extremamente móvel, peludo e pendente sobre o lábio inferior) é bem desenvolvido em todas as direções.
Outra característica do alce é sua enorme galhada que pode atingir 1,6m de amplitude. Durante o inverno, os machos perdem seus chifres, que voltam a nascer durante a primavera. Este cervídeo guia-se bastante pela audição e olfato, uma vez que sua visão é bem débil.
O alce vive nas regiões frias do norte do planeta, pode ser encontrado na América do Norte, Rússia, Alemanha, nos bosques dos países nórdicos e Áustria, por exemplo. O alce habita lugares onde existem muitas árvores frondosas e nas florestas coníferas (desde que existam lugares onde possa alimentar-se de brotos de árvores e de plantas aquáticas, caso em que chega a mergulhar nos lagos para obter alimentação). Durante o verão, vive nas fendas úmidas das florestas (onde a alimentação é abundante) e, quando chega o verão, vai até as regiões mais altas que estão livres das enchentes decorrentes do degelo.
A maturidade sexual da fêmea do alce ocorre por volta dos dois anos, o tempo de gestação dura entre 245 e 250 dias. A época do acasalamento começa entre setembro e novembro (período em que os machos da espécie ficam violentos, oferecendo risco até para os seres humanos). Desde o final de abril até início de maio, as fêmeas dão à luz (da primeira vez, somente a uma cria, cujo peso, em média, é de 13 kg. Nos partos posteriores, geralmente a um casal).
O alce possui, hoje, uma população aproximada de 2 milhões de indivíduos. Isto se deve ao fato de ter sido muito caçado por esporte, para se obter seu couro, sua carne e seus ossos. Na Rússia, ele foi domesticado para a produção de leite, carne e para ser utilizado como animal de tração. Este belo animal pode chegar a viver 80 anos.Fonte>www.infoescola.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog