sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sapo Pipa


Cinqüenta filhos nas costas!

 

 
 FILO: Chordata
CLASSE :
Amphibia
SUPERORDEM: 
Salientia (Anura)
ORDEM: 
Opisthocoela
FAMÍLIA: 
Pipidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento da fêmea 20 cm. Comprimento do macho: 15 cm. Dorso verde. Ventre acinzentado. Duas protuberâncias semelhantes a tentáculos junto a boca


O sapo - pipa vive nos pântanos da região amazônica. É com certeza um dos anfíbios mais estranhos que existe. Tem a boca desdentada, olhos miúdos e seu corpo coberto de verrugas parece um grande saco achatado. Suas pernas dianteiras são finas e os dedos compridos com um círculo de filamentos na ponta. As pernas traseiras, ao contrário, são gordas e os dedos, palmados. Este sapo não é inteiramente aquático; ele cava o lodo à procura de alimento.


O método de reprodução é ainda mais curioso. O casal abraçado dá saltos mortais na água. Quando a fêmea está submersa ela elimina uns poucos óvulos junto aos pés do macho. Ele os fecunda e os gruda nas costas da fêmea. A cena se repete até que ela tenha várias dúzias de ovos, encerrando cada um deles num pequeno caroço. Dez semanas depois os ovos se abrem e os filhotes começam a projetar - se para fora dos caroços. Mas eles permanecem aí por mais dois ou três meses, alimentando - os de vermes e insetos aquáticos. Depois de várias metarmofoses, transformam - se em adultos em miniatura.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog