quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Baratas


Para você tia Flavia,pediu,postei !:
Existentes a mais de 300 milhões de anos, as baratas já somam cerca de 5.000 de espécies no mundo. O corpo das baratas tem formato ovular e deprimido. Seu tamanho pode variar de alguns milímetros até quase 10 centímetros. A cabeça é curta, subtriangular, apresentando olhos compostos grandes e geralmente dois ocelos (olhos simples).
Em geral são de coloração parda, marrom ou negra, porém existem espécies coloridas. Nas zonas tropicais, predominam as de cor marrom avermelhada, além das cores verde e amarela.
O formato e o tamanho variam dependendo da espécie, mas em gênero podemos dizer que as fêmeas são maiores que os machos, porém os machos têm as asas mais desenvolvidas.
A maior barata tem aproximadamente 20 centímetros de comprimento. Já a menor cerca de 4 milímetros e por ser tão pequena, vive em ninhos de formigas.
As baratas gostam de ambientes úmidos e algumas espécies preferem lugares quentes.
A alimentação é variada. As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Uma curiosidade é que podem viver uma semana sem beber e até um mês sem comer.
Conseguem perceber o perigo através de mudanças na corrente do ar à sua volta. Elas possuem pequenos pelos nas costas que funcionam como sensores, informando a hora de correr.
As baratas domésticas são responsáveis pela transmissão de várias doenças, através das patas e fezes pelos locais onde passam. Por isso são consideradas perigosas para a nossa saúde.
Algumas espécies:

Principais características:
Apresenta-se na cor marrom avermelhada
São voadoras
 Gostam de lugares como porões, ralos, lixos e esgotos.
 Comem de tudo.

Barata Alemã
Principais características
Apresenta-se na cor marrom claro.
 Não voam
 Come de tudo
 Gostam de áreas como banheiros e cozinhas


Barata Listrada
Principais características
 Possui duas manchas marrons amareladas nas asas.
 Vive isolada.
 Gosta de lugares quentes e úmidos
 Come restos de tudo

Barata Oriental

Principais características
 Apresentam-se nas cores marrom escuro e preto brilhante.
 São voadoras
 Gostam de lugares frios e úmidos como porões e ralos.
 Comem de tudo
http://www.fiocruz.brFonte^^

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog