Publicado na revista Aquarius Biology descobriram que, pelo menos para o camarão mantis, cada um tem a sua própria voz, com os machos se unindo em grupos de três ou mais para atrair as fêmeas ou espantar seus inimigos.Como rappers, estes grupos de camarões produzem peças rítmicas sincronizadas que chamam a atenção dos outros.
A Bióloga marinha Erica Staaterman da Universidade de Miami e seus colegas ouviram os camarões após a recolha de dados através de vários instrumentos. Estes incluíram hidrofones e uma unidade de gravação autônoma colocada nas águas barrentas da costa da ilha Catalina, na Califórnia. Raramente há estudos de acústica bentônica (sons do fundo do oceano)", disse Staaterman num comunicado a imprensa. "Sempre houve suspeita de que criaturas como o camarão mantis fazia algum tipo de ruído, e nossa pesquisa vai nos ajudar a entender melhor a vida e a comunicação no fundo do oceano.
O estudo revelou que cada camarão mantis faz um tipo de barulho, com todos produzindo seus próprios sons característicos. Os machos foram ouvidos fazendo "burburinhos" com seus trios. Cada macho mede cerca de 8 a 10 centímetros de comprimento, e se os numerosos trios fizerem seus ruídos característicos todos juntos imagine o estrondo que deve ocorrer. "Esses sons gravados em campo foram diferentes do que aquilo que nós gravamos em tanques, de modo que ouvir essas criaturas se comunicarem na natureza foi muito especial", disse Staaterman. "Nossa equipe de pesquisa observou os burburinhos e eles estavam tão sincronizados que soou como um coro, semelhante a um grupo de pássaros ou sapos”.
Fonte: http://news.discovery.com
0 comentários:
Postar um comentário