domingo, 4 de setembro de 2011

Cateto



Foto: Matheus Fortunato
Nome Científico: Tayassu tajacu
Família: Tayassuidae
Ordem: Artiodactyla
Distribuição: Desde o estado do Texas, no sul dos Estados Unidos, até o norte da Argentina, ocorrendo em todo o território brasileiro.
Habitat: Ocorrem desde áreas semidesérticas e savanas até florestas tropicais e de altitude. Também em áreas de transição entre esses ambientes e em regiões onde há grandes extensões de vegetação natural, como a Amazônia e o Pantanal.
Alimentação: Principalmente alimentos de origem vegetal (folhas, frutos, sementes, tubérculos e raízes) e complementada com pequenos invertebrados.
Reprodução: O período de gestação varia de 142 e 149 dias, nascendo de 1 a 2 filhotes, com 500 e 600 gramas. Os filhotes são precoces, podendo acompanhar a mãe no mesmo dia do nascimento.
O cateto ou caititu mede de 75 a 100 cm de comprimento e a altura varia entre 40 e 50 cm. O peso de um animal adulto pode variar de 18 a 25 kg. A pelagem é cinza, com uma mancha mais clara no pescoço, em forma de colar. 

Eles até parecem com porcos, têm até o "focinho de tomada", em forma de disco móvel, eficiente na localização de alimentos e na percepção de perigo. Mas são geneticamente distantes dos porcos domésticos e mais aparentados com os javalis e suas 36 subespécies originárias da Europa, Ásia e extremo norte da África. 

É um animal territorial e de hábito crepuscular, vivendo em grupos sociais que variam de 2 a 30 indivíduos. Essa estratégia pode ser considerada uma adaptação vantajosa, quando comparada ao animal solitário, pois confere proteção contra predação. 

O tamanho do território do cateto está relacionado com a disponibilidade de alimento da região. Os grupos geralmente movimentam-se durante o dia, pela manhã, e descansam à sombra nas horas mais quentes. 
Fonte>eptv.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog