Nome Científico: Potos flavus
Família: Procyonidae
Ordem: Carnívora
Distribuição: Brasil (principalmente Amazônia até o Estado do Mato Grosso) e América Central até o México
Habitat: Floresta amazônica, Mata Atlântica e matas de galeria no Cerrado
Alimentação: Onívoro (costuma comer carne, frutas, folhas e flores (o que o torna um bom polinizador).
Reprodução: A gestação desta espécie vai de 98 a 120 dias. Geralmente tem um filhote por vez, mas podem nascer de 2 a 4 crias. Os machos estão prontos para se reproduzir com 1,5 ano e as fêmeas, aos dois anos.
Esse animal, chamado também de macaco-da-meia-noite, chega a ter tamanho médio de 1 metro (somando-se a cauda de 40 centímetros) e a pesar 4,5 quilos. Os machos são maiores que as fêmeas. Quanto a seu comportamento, o jupará gosta de dormir durante o dia (nos ocos das árvores) e sair à noite, período que usa para passear, se reproduzir e comer.
Geralmente vive na copa das árvores, entre 10 e 20 metros de altura. Quando necessário, salta de uma para outra. Pode-se dizer que é um mamífero pouco conhecido das pessoas (há exemplares dele em zôos, caso do de São Paulo), apesar de ser parente próximo do quati e mão-pelada (todos da mesma família, Procyonidae). Aliás, o que os diferencia é justamente a longa cauda preênsil (que funciona como um quinto membro e o auxilia em sua locomoção). Ainda possui orelhas curtas e uma língua fina e alongada (para capturar insetos, mel e néctar). O jupará costuma ter comportamento solitário. Em cativeiro, vive até 30 anos.
Fonte>eptv.globo.com
|
domingo, 4 de setembro de 2011
Jupará
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nota do Blog
Dê uma nota para este blog
0 comentários:
Postar um comentário