domingo, 23 de outubro de 2011

Lontra - 600 Posts




As lontras são animais semi-aquáticos. Os hábitos da lontra são predominantemente noturnos, podendo ser observada em atividades diurnas.
Possui coloração marrom, com pelos mais claros na garganta. O corpo é alongado, flexível, pernas curtas, cabeça alongada e chata, orelhas pequenas e arredondadas. Seu comprimento é de 1,00 - 1,30 m; a cauda é forte e musculosa, mede mais de um terço de seu comprimento total; as patas têm membranas interdigitais. Seus dentes são muito fortes e afiados.


As fezes da Lontra são pretas e possuem um odor bem característico, doce-almiscarado. As fezes servem para marcar território e também demonstra a dominância hierárquica, justamente por isso estas informações têm que estar em locais de fácil visualização para os outros indivíduos da mesma espécie. As fezes podem ser encontradas sobre as rochas e troncos nas margens de ambientes aquáticos e embaixo de pontes.

Através de estudos foi demonstrado que a espécie possui uma sensibilidade à poluição e à destruição de habitats aquáticos. Desta forma, a sobrevivência desta espécie está relacionada à conservação dos diversos ambientes aquáticos, sejam rios, lagos, banhados ou costa marítima.

Habitat: Pequenos canais e banhados, até rios, lagos, estuários e também na costa marítima. Apreciam rios de planície razoavelmente grandes, lagos ou uma costa rochosa abrigada que são os habitats ideais.

Alimentação: Carnívora, alimenta-se de peixes, pequenos mamíferos, ovos, crustáceos, anfíbios e répteis.

Reprodução: Forma casal apenas na época da reprodução, uma cria por ano, pode nascer de 2 a 4 filhotes, mas geralmente nascem 2, que são criados em tocas próximas a água. A gestação demora 10 semanas.

Fonte: Eptv Globo

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Subfamília: Lutrinae
Género: Lontra


Leia mais em: http://animaliavirtual.com.br/2011/10/lontra.html#ixzz1bcAfKnMO

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog