terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Salamandra dos Alpes


Tempo de gestação varia de acordo com a altitude em que a espécie vive.

Espécie não passa pela fase de girinos como outros anfíbios

A salamandra-negra-dos-alpes é um anfíbio conhecido por ser o ser vivo com o maior período de gestação para ter um filhote. O mais incrível é que este período varia de acordo com a altitude em que a salamandra se encontra.
Geralmente, em altitudes de 650 até 1.000 metros, uma gravidez dura 2 anos, e em altitudes de 1.400 a 1.700 metros, a gravidez dura 3 anos. O acasalamento ocorre em terra, o macho acaba segurando nos braços e a fecundação é interna. A salamandra é uma ovovivípara dando origem a duas crias. Raramente nascem três ou quatro.

Elas podem medir até 5 cm ao nascer. Já a mãe, mede em média 12 cm. Os ovos do útero são grandes e numerosos, mas como regra apenas um se desenvolve plenamente em cada útero. O embrião é alimentado pela mãe, passando por longos estágios dentro do útero.
É um anfíbio adaptado à vida terrestre. O seu ciclo de vida não necessita de fase aquática ao inverso da maioria dos outros membros da classe, isto porque a fêmea produz descendentes já perfeitamente formados e não girinos.
A Salamandra Atra possui uma coloração negra brilhante. Pode ser encontrada nos Alpes centrais e orientais e a sua expectativa de vida é de pelo menos dez anos.

Fonte : 



0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog