domingo, 22 de janeiro de 2012

Bullmastiff

Confundem, geralmente o Bullmastiff com um Boxer maior, em todos os sentidos. Um Boxer pesa em torno de 25kg e um Bullmastiff em torno de 70kg. A confusão é muito comum, principalmente com outros molossos.

Como toda raça, o Bullmastiff tem características próprias que o definem. É um cão grande, corpulento, musculoso, forte, robusto. É 5,5cm maior que o Boxer e a diferença de peso varia entre os 29kg.
É um cão tanto para guarda, como para companhia, devido o seu temperamento tranquilo.
Um Bullmastiff não deve atacar sem motivo e quando o faz, deve manter a pessoa imobilizada ou encurralada até o dono chegar. Um bom cão da raça nunca faz mais do que o necessário.
O animal deve ter condições de, com uma mordida, apenas segurar com firmeza a pessoa/objeto. Isso é possível devido a um ligeiro prognatismo (dentes incisivos inferiores ultrapassam os superiores) que possibilitam "segurar" com grande força.
O faro não é tão desenvolvido, mas tem uma ótima audição e uma visão considerável. Tem que ser também silencioso. Agir furtivamente para pegar o ladrão de surpresa, logo, é um cão muito quieto.
A raça em geral, não gosta de estranhos, mas não ataca se não for extremamente necessário. Geralmente ataca na ausência do dono e para defender o território. Com o dono, tudo é permitido.

A família
O Bulmastiff é muito apegado à família, sendo dócil e carinhoso. “Precisa da companhia e do contato com os proprietários para se sentir feliz e desempenhar bem a função de guarda. Do contrário, torna-se arredia e desmotivada. Não serve para viver isolada num fundo de quintal.”. Se dão super bem com crianças, sendo pacientes e calmos, aceitando as brincadeiras brutas sem retrucar. Mas, é claro, crianças de até 9 anos ou muito pequenas, nunca devem ficar sozinhas com um cão desse porte. Isso porque ele é um cão amável que não tem noção do tamanho e peso que possui, pode querer fazer um agrado, brincar, pular em cima e machucar a criança.
Para conviver bem com outros animais, cães do mesmo sexo, deverá ser criado desde jovem.

Recebendo atenção dos donos, essa raça se adapta a qualquer estilo de vida. Desde a viver num ambiente pequeno ou grande, como a acompanhar um idoso a ver TV ou até fazer esportes junto ao dono. O único senão é que até os dois anos ele gosta de destruir as coisas, mordendo e roendo. Depois, a coisa acalma e praticamente ele deixa de fazer arte.
Vive bem em locais pequenos, desde que saia para passear por um mínimo de 30 minutos diários. Os banhos podem ser mensais (muito banho faz mal, ideal seria a cada três meses, na minha opinião) e a escovação semanal, junto com limpeza dos ouvidos, dentes e olhos.
Certas linhagens da raça tendem a ter alergias/problemas de pele, sendo as pulgas a principal causa. A raça tem propensão a câncer, principalmente o linfático. Além disso, também pode-se ocorrer a displasia, muito comum em cães pesados e de grande porte. Em média, a raça vive 9 anos. Também têm problema como hipotireoidismo e entrópito.

1 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog