quinta-feira, 15 de março de 2012

Diabo-da-tasmânia


Como ler uma caixa taxonómicaDiabo-da-tasmânia
Macho adulto no Tasmanian Devil Conservation Park em Taranna, península de Tasman.

Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Infraclasse:Marsupialia
Ordem:Dasyuromorphia
Família:Dasyuridae
Género:Sarcophilus
Espécie:S. harrisii

Nome binomial
Sarcophilus harrisii
(Boitard, 1841)

Distribuição geográfica
Distribuição geográfica atual (em cinza).
Distribuição geográfica atual (em cinza).
Sinónimos
  • Didelphis ursina Harris, 1808 [nonShaw, 1808]
  • Sarcophilus satanicus Thomas, 1903
diabo-da-tasmânia ou demônio-da-tasmânia (nome científicoSarcophilus harrisii, do grego,sarx, carne + philos, amigo; e harrisii, em homenagem a George Harris) é um mamífero marsupialda família Dasyuridae endêmico da ilha da TasmâniaAustrália. Através do registro fóssil sabe-se que a espécie habitou também a Austrália continental, tendo se extinguido há cerca de três mil anos. As causas do desaparecimento são desconhecidas, mas acredita-se que tenha sido influenciado pela introdução do dingo, pela chegada e expansão dos aborígenes e por influência climática do El Niño durante o Holoceno.
Com uma aparência de urso, que lhe rendeu a descrição científica de Didelphis ursina, é um animal robusto e musculoso. Sua pelagem é escura com manchas brancas na região da garganta, das bochechas e lombar. Os dentes molares são adaptados à sua dieta de carniça. É um caçador pouco eficiente, preferindo animais de pequeno porte. Pode ser encontrado em vários tipos de habitat, incluindo áreas urbanas, mas prefere bosques costeiros e florestas esclerófitas. Noturno e solitário, habita uma área de vida definida, mas não tem tendências territoriais. Ocasionalmente, vários animais se reúnem para se alimentar de uma carcaça, gerando interações agressivas. Promíscuos, acasalam-se uma vez ao ano, gerando ninhadas de dois a quatro filhotes, que são desmamados aos oito meses de idade. É o maior marsupial carnívoro existente, após a extinção do tilacino, e possui convergência ecomorfológica com as hienas.
Inicialmente, o animal foi visto pelos colonizadores europeus como uma ameaça aos rebanhos domésticos, sendo então caçado e envenenado, com significativa redução populacional. Em 1941, a espécie foi oficialmente protegida e os números começaram a aumentar. No final da década de 1990, uma doença neoplásica reduziu drasticamente a população e agora ameaça a sobrevivência da espécie, que em maio de 2009 foi declarada em perigo de extinção. Programas de manejo estão sendo conduzidos pelo governo da Tasmânia para reduzir o impacto da doença, incluindo uma iniciativa para formar um grupo de diabos saudáveis ​​em cativeiro, isolados da doença. O animal é o símbolo da Tasmânia e de muitas organizações, grupos e produtos associados ao estado. Ficou popularmente conhecido através do personagem Taz dos desenhos animadosLooney Tunes. Devido a restrições de exportação e do fracasso reprodutivo dos demônios no exterior, quase não há indivíduos fora da Austrália.


Fonte:Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog