quinta-feira, 5 de abril de 2012

Em pensar que EU deixo os tucanos sem lar!

Nesses dias eu estava indo para a escola de carro e meu pai viu um bando de dez tucanos numa árvore! Pude ver: são realmente muito bonitos, pena que voaram antes que pudéssemos tirar fotos! Penso agora:


 Puxa, é verdade, os bichos estão ficando sem lugar para morar!


A minha casa fica numa área de transição de cidades e eu moro em uma chácara, mas frequente mente nós(só meus pais, eu dificilmente vejo) vemos bichos. Já vimos: coruja, coelho, aves enormes e até um veadinho fofo!


Por isso, vou postar sobre tucanos:



TUCANO 
Ramphastus

Os tucanos são aves conhecidas por seu grande bico.
Existem muitas espécies diferentes de tucanos, mas todas elas vivem na América Central e na América do Sul.
As espécies que melhor conhecemos são o tucano de peito branco, o tucano de bico preto e o tucano de bico vermelho, os mais comuns. Estas três espécies distinguem-se pelo tamanho, pela cor da plumagem, pelo aspecto do bico e pelo comportamento.
O maior de todos os tucanos é o tucano de peito branco. Esta espécie mede entre 55 e 61 centímetros de comprimento. Para ter uma ideia, é mais do que mede um bebê recém-nascido.
A cor da plumagem e do bico também é muito importante para reconhecer as diferentes espécies de tucanos. Por exemplo, o tucano de peito branco, como o próprio nome indica, distingue-se pela plumagem branca na zona do peito e o tucano de bico preto pela cor negra do seu bico.
O bico de qualquer uma das espécies de tucanos distingue-se dos bicos das outras aves por ser muito comprido, resistente e quase oco.
Este bico longo e oco serve para os tucanos apanharem alimentos, se defenderem de outros animais, impressionarem as fêmeas durante o ritual de acasalamento, perfurarem os troncos das árvores e pegarem os parasitas que se instalam na plumagem.
Outra das características que todas as espécies de tucanos têm em comum são as patas. Para se empoleirarem melhor têm dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás.
Para se alimentarem os tucanos procuram comida na copa das árvores e, por vezes, no solo. Apanham os alimentos com a ponta do bico e depois atiram a cabeça para trás para que a comida vá em direção à garganta. Prático, não é?
Os seus alimentos preferidos são frutas, insetos, os ovos e as crias de outras aves.
Dependendo da espécie a qual pertencem, os tucanos podem viver solitários, em casais ou em bandos que podem chegar aos dez indivíduos!
O ritual de acasalamento também é diferente de espécie para espécie. Por exemplo, o tucano de peito branco cuida da sua plumagem e da plumagem da fêmea que pretende cortejar. Além disso, também pode fazer "duelos" de bicos com ela.
O tucano de bico preto e o tucano de bico vermelho têm uma aproximação diferente. Para conquistarem as suas amadas oferecem-lhes pequenas porções de alimentos. Afinal não é só o homem que é conquistado pelo estômago.
Os ovos dos tucanos são incubados pelo macho e pela fêmea durante alguns dias e as crias abandonam o ninho com apenas algumas semanas.



Fonte: Iguinho.


0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog