quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tanajura


INSETO - FORMIGA TANAJURA
A tanajura é uma formiga alada, do sexo feminino, da família das saúvas. É uma fêmea virgem que após acasalar, funda um novo formigueiro. Em tempos mais quentes, quando está preste a chover, sai de suas tocas para pegar uma brisa em árvores, já que, nessa época, o estresse e o calor aumentam, provocados por aquele entra-e-sai sem fim, um caos. Nada a ver com TPM, a casa informa. É, aí, que podem entrar pelo cano. E tudo por causa de um mal entendido. Quando as naus daquele imperador português (o que não gostava de banho) aqui chegaram, os nossos patrícios cismaram que as coitadinhas (as tanajuras) podiam ir para o fogo. Foi quando surgiu a musicazinha "cai, cai tanajura, tua mãe tá na gordura".
Na Vila Velha de antigamente, dezenas ou talvez centenas de negros ficavam com latas nas mãos para apanhar tanajuras. Milhares delas tinham seus abdomes torrados ou fritos na gordura. Eram comidas com farofa. Os senhores faziam economia de carne estocando em potes de louças grande quantidade de abdomes fritos para a alimentação dos escravos.

Pelo mal entendido, até hoje as tanajuras pagam o pato pela história truncada. À época, um irmãozinho do além-mar estava apaixonado por uma zinha tropical (Maria), moça prendada, da cor do sapoti, cujo corpo se assemelhava a um violão e, apenas por coincidência, ao de uma tanajura. Alguém (a história não registra quem), vendo a aflição e a paixão daquele coitado, se prontificou em resolver o problema. O esperto explicou que jovens com aquele biotipo (se referindo à "sapoti"), tinham a alma de formigas-saúva. Por isso, ele precisaria comer algumas (formigas), para absorver o odor próprio desses insetos e, com isso, conseguir atraí-la. Para tanto, ele teria que, munido de uma urupema, cantar o "cai, cai, pela vida de teu pai", apanhar algumas, colocá-las na frigideira, fritá-las e saboreá-las. Deveria esperar pela mudança da lua e, no terceiro dia, fazer a abordagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog