segunda-feira, 31 de março de 2014

Rinoceronte Negro é oficialmente extinto

A espécie foi declarada oficialmente extinta.
Fonte: http://www.anda.jor.br/15/11/2013/rinoceronte-negro-oficialmente-declarado-extinto
O rinoceronte negro, que foi visto pela última vez em 2006, agora está oficialmente extinto, de acordo com as informações da maior rede de conservação do mundo, a International Union for Conservation of Nature (União Internacional de Conservação da Natureza). As informações são do Daily Mail.
Os ambientalistas culpam os caçadores e a a falta de um plano de conservação. Ao mesmo tempo, a organização adverte, que se nada for feito, as outras espécies de rinocerontes terão o mesmo fim, como os rinocerontes brancos da África e os rinocerontes-de-java procedentes da Ásia.
Simon Stuart, presidente da comissão de espécies sobreviventes da IUCN, afirmou que “No caso do rinoceronte negro ocidental e o rinoceronte branco, a situação poderia ser muito diferente se algumas medidas sugeridas tivessem sido implantadas. E essas medidas precisam ser reforçadas agora”.
Segundo Simon Stuart, "a situação poderia ser muito diferente se algumas medidas sugeridas tivessem sido implantadas".
Segundo Simon Stuart, “a situação poderia ser muito diferente se algumas medidas sugeridas tivessem sido implantadas”.
Os rinocerontes negros foram alvos de uma caça intensa no século 20. Em 1930 a população dos animais começou a aumentar, depois que ações de preservação foram tomadas. Mas uma diminuição nos esforços para proteger a espécie levou a uma queda dos números.
Em 1980, a população desta espécie foi estimada em torno de 100 animais. Até 2000, apenas 20 rinocerontes negros sobreviveram, e um levantamento feito em 2006 não encontrou nem mesmo um rinoceronte negro.
Somente de 40 a 60 rinocerontes-de-java vivem em Ujung Kulon Park, na Indonésia. Não existe nenhum rinoceronte desta espécie em cativeiro.
A partir dos esforços, por parte da IUCN, de conservação do rinoceronte branco, estima-se em uma população de 20 mil animais hoje em dia.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog