segunda-feira, 11 de abril de 2011

Falando mais sobre o Lagarto de Colar

O Lagarto-dragão-Australiano habita regiões tropicais e úmidas



Lagarto-dragão-Australiano com gola aberta


Este incrível animal é o Lagarto-dragão-Australiano - de nome científico Chlamydosaurus kingii – membro da família Agamidae. Eles habitam regiões tropicais de clima úmido, como o norte da Austrália e o sul da nova Guiné. Passam a maioria do seu tempo nas árvores e descem ao chão apenas para engajar conflitos ou buscar comida. Alimentam-se de artrópodes (insetos, aracnídeos) e pequenos vertebrados.
Chamam a atenção pela extensão de sua pele, que suporta estruturas de cartilagem saindo da parte de traz da cabeça. Ao abri-la, eles parecem maiores do que são e utilizam isso para intimidar seus predadores. Na hora da conquista, essa tática também é válida
Esses lagartos são sexualmente dimórfos, pois os machos e as fêmeas têm a gola do pescoço diferentes. Quanto ao comprimento, os machos geralmente são maiores. As cores são as mesmas para ambos os sexos.
Além de chamarem a atenção das fêmeas com a sua bela gola, os lagartos mordem uns aos outros para atraí-las. Elas depositam seus ovos em um ninho de 50 a 20 centímetros abaixo do solo em áreas ensolaradas, onde devem permanecer de dois a três meses.


Chlamydosaurus kingi, lagarto mebro da família Agamidae
O sexo dos filhotes é parcialmente definido pela temperatura do ambiente. Temperaturas extremas produzem exclusivamente fêmeas, enquanto as intermediárias acabam produzindo um número igual de homens e mulheres.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog