Origem Pouco conhecido no Brasil, apesar de encontrado em lojas especializadas, este roedor já faz parte da lista dos 10 animais de estimação favoritos nos lares americanos. O Gerbil, Meriones unguiculatus, é um roedor pertencente a família Cricetidae. O gerbil é nativo das regiões desérticas da Mongólia e nordeste da China. |
Temperamento
São animais que gostam de se esconder, com períodos de atividade divididos entre o dia e a noite. O seu "esconderijo" possui muitas entradas, "quarto" para reprodução, e uma câmara para estocagem de comida durante o inverno.Gerbil é limpo, amistoso, curioso, e quieto, produz poucas fezes e odor, raramente mordem, e são facilmente manuseados. Podem brigar se colocados em locais populosos ou misturados com animais adultos. Animais mais velhos costumam morder mais que os novos.
CaracterísticasPequeno, com cerca de 9 cm, excluídos os outros 9 da longa cauda peluda, tem patas dianteiras curtas com as quais apanha os alimentos e as traseiras longas, que facilitam sua rápida movimentação. Com as patas traseiras também bate no chão para avisar os companheiros de perigo nas redondezas, como fazem os coelhos. Os olhos grandes, inseridos no alto da cabeça, dão-lhe um grande campo de visão e as orelhas redondas e pequenas são sensíveis ao menor som. Os dentes incisivos da frente crescem durante toda a vida, necessitando, portanto, roer sementes, raízes etc.
Coloração
Sua cor original é marrom-dourado com as pontas do pêlo pretas, chamada de "agouti", mas há várias mutações obtidas por seleção em cativeiro e já fixadas: marrom-dourado com pintas brancas, pintado (várias e maiores manchas brancas), preto, prata e suas tonalidades, branco, albino (tem olhos vermelhos), cinamon (canela), cinza-amarronzado, ouro prateado, chinchila e azul.
O tempo de vida do gerbil varia entre 3 e 4 anos, sendo que o tempo reprodutivo varia de 15 a 20 meses, com um número de 4 a 10 filhotes por ninhada.
Cuidados
A "moradia" do gerbil, pode ser encontrada em casas especializadas em artigos para animais (pet shop). Geralmente, toleram bem altas temperaturas, mas temperaturas próximas de 35 graus Celcius, já causam certo desconforto aos animais. A temperatura ideal para sua criação fica entre 18 e 29 graus Celcius. A alimentação deve estar disponível o tempo todo, e nada melhor do que uma ração comercial específica de boa qualidade. A água deve ser filtrada e trocada diariamente. O gerbil consome aproximadamente 8 gramas de comida e 4 ml de água diários.
Reprodução
O gerbil geralmente está ''maduro'' para a reprodução entre 10 e 12 semanas de vida, pesando aproximadamente 80 gramas. O período de gestação está entre 24 e 26 dias, ainda que alguns autores reportem entre 19 a 21 dias. Os filhotes pesam em torno de 2,5 gramas, os pêlos aparecem aos 6 dias de vida e abrem os olhos com duas semanas de vida.
0 comentários:
Postar um comentário