sexta-feira, 13 de maio de 2011

Kakapo




O antigo e terrestre Kakapo é o papagaio mais raro e estranho do mundo. É o unico papagaio que é nocturno e que não voa. Também é o mais pesado, com umpeso que pode atingir os 3 Kilos e meio.
Estas aves têm o seu habitat na Nova Zelândia, um arquipélago que praticamente não teve mamíferos durante milhões de anos. era um lugar habitado principalmente por aves e répteis. Os unicos mamíferos existentes eram duas espécies de morcegos. O Kakapo não aprendeu nem desenvolveu mecanismos de defesa e combate para escapar a mamíferos predadores. Isto fez com que os Kakapos ficassem muito vulneráveis quando novos animais começaram a aparecer no seu habitat.
A chegada à Nova Zelândia dos povos Polinésios, há cerca de 1000 anos atrás, e dos Europeus, 850 anos mais tarde, acompanhados dos seus animais (de estimação e para alimentação), resultaram num grave declínio da população de Kakapos, das centenas de milhar, para uma mão cheia de aves.
Uma vez comum nas três ilhas principais da Nova Zelândia, existem agora 54 Kakapos aproximadamente. Estas aves que restam foram realojadas em habitats sem predadores nas ilhas "Little Barrier", "Codfish" e "Maud" onde estão relativamente a salvo.

mother kakapo feeding a chick
 Mãe Kakapo alimentando o seu filhote.
Infelizmente, não dispõem da variedade de alimento que disfrutaram outrora nas ilhas principais. Como parte do programa de recuperação da população de Kakapos, está a ser posta à disposição das aves, uma dieta enriquecida de frutos, nozes, vegetais e sementes. Esta dieta tanto ajuda as aves a tornarem-se mais saudáveis como as encoraja à reprodução. Há alguns anos que não se verificavam novas crias, mas parece que finalmente os Kakapos tiveram alguma sorte! Na estação anterior houveram alguns nascimentos, esperamos que sejam um sinal de sorte para os próximos tempos.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog