quinta-feira, 28 de julho de 2011

Araçai Banana



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
 Piciformes 
Família: Ramphastidae 
Género:
 Baillonius 
Espécie: B.bailloni 
Nome científico: Baillonius bailloni 
Outros nomes: Tucaninho


Descrição 

De tamanho mediano com cerca de 36 cm de comprimento total. O bico enorme é de cor oliva, com vermelho até a base. As partes superiores também são de cor oliva escuro, mais brilhante e amarelado na frente, e o uropígio é de cor vermelha intensa; as partes inferiores apresentam uma cor amarelo-açafrão. As fêmeas e os machos são parecidos, exceto pelo comprimento do bico, que na fêmea é quase um terço menor do que no macho.

O enorme bico do Araçaí surpreende por sua combinação de robustez e ligeireza. Consegue isso graças a uma série de lâminas ósseas que se convertem em um sólido apoio para a parte córnea do bico, de resto oco no seu interior.
 

É visto normalmente em bandos de seis a sete indivíduos. É uma ave social e bastante gregária, que se move através da selva em busca de alimento. São muito inquietos, movimentam-se pulando. Evitam sobrevoar rios, lagoas mais extensas, possuem um voar rápido e veloz a curtas distâncias. Ao dormir, eles elevam a cauda, com ela cobrindo a cabeça. A ereção da cauda é automática, quando se tornam sonolenotos a sua musculatura relaxa.
 

Alimentação
 
Alimenta-se de frutinhas do palmito, insetos e até ovos de filhotes de outras aves.
Reprodução 
Esta ave põe de dois a quatro ovos pequenos. Quando tem ovos ou filhotes são super cautelosos, o que dificulta a descoberta do ninho.
 

Habitat e Distribuição Geográfica
 
Espécie do Sudeste e Sul do Brasil, inconfundível pelo colorido amarelo. Em Santa Catarina, ocorre na região da Serra do Mar e no Alto Vale do Itajaí, como nos remanescentes de Mata Atlântica das cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis.
Nesta região, é conhecido como Tucaninho.
 Habita nestas regiões zonas de selva úmida, ocupando principalmente camadas médias e altas da vegetação.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog