quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dançador de Coroa Dourada


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: 
Passeriformes
Família: Pipridae
Género: Lepidothrix 
Espécie: L. vilasboasi 
Nome científico: Lepidothrix vilasboasi


Ele é um  pequeno pássaro brasileiro que(tem a aparencia de um papagaio) já se acreditava estar extinto foi redescoberto(achado de novo). A ave, chamada de Dançador-de-coroa-dourada, foi avistada pela primeira vez no ano de 1957. Depois desse ano - quando foi observada no Pará pelo ornitólogo de origem alemã Helmut Sick - ela nunca mais foi vista. Dois anos depois o pássaro entrou para a lista de aves em extinção.

Muitas pessoas estão o procurando desde a década de 50 para tentar encontrar o Dançador-de-coroa-dourada.

O sucesso só ocorreu, quando dois ornitólogos brasileiros, Fábio Olmos e José Fernando Pacheco, avistaram a ave. 

Apesar de ter animado os especialistas no assunto, o reencontro do Dançador-de-coroa-dourada não significa que a ave esteja livre do risco de extinção.

Segundo eles, o tipo de ocupação humana que tem sido feita na região amazônica, baseada fortemente em extração vegetal e na abertura de pastos para gado, continua ameaçando muitas espécies de pássaros e animais que habitam essa região do Brasil.

Entre os especialistas internacionais, a descoberta dos brasileiros foi comemorada.

De acordo com os especialistas internacionais, nos últimos dez anos o Brasil foi o campeão mundial na descoberta de espécie de pássaros desconhecidos.u.U

E o reencontro do Dançador-de-coroa-dourada leva os ornitólogos a acreditar que ainda é possível que existam muitas espécies para ser descobertas ou redescobertas no país.
O seu habitat natural é ou tropicais húmidas de baixa altitude subtropicais florestas . Está ameaçada por perda de habitat.


CARACTERÍSTICAS:Ave de 8,5 cm. Pequeno, tangará verde-e-amarelo. Macho é predominantemente brilhante verde-grama, com a barriga amarela, íris esbranquiçada e brilhante coroa de ouro na nuca.Pernas rosadas e conta azulada pálida. Fêmea é semelhante, mas a coroa tem ligeira coloração azulada e área garupa é similar.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog