domingo, 2 de outubro de 2011

A exotica Cyrtodactylus


A principal lagartixa do gênero Cyrtodactylus, a Cyrtodactylus pulchellus é geralmente encontrada na vasta área de ilhas asiáticas. Seus representantes podem ser encontrados principalmente em florestas tropicais, onde permanecem no chão, em pedras ou na casca das árvores. Muitas vezes acompanha outras lagartixas do gênero Cnemaspis que vivem nas formações rochosas.
O tamanho das diferentes espécies do gênero é variável de 70 à 300 mm. Entre as espécies grandes temos a Cyrtodactylus consobrinus, Cyrtodactylus malayanus, Cyrtodactylus louisiadensis, Cyrtodactylus novaegiuneae e Cyrtodactylus irianjayaensis. Elas crescem mais de 250 mm, sendo que os últimos três tipos crescem até 300 mm.
A Cyrtodactylus pulchellus tem uma cabeça grande, arredondada no focinho e corpo esbelto e alongado. A cauda não é grossa, porém é longa. Sua coloração é uma combinação de amplas faixas transversais de marrom e bege, sendo que a ponta da cauda é branca. Os dedos são fortes com pontos de sucção e garras muito afiadas. É provável que as lagartixas adultas vivam juntas em pares. Seus ovos consistem de duas volumosas esferas calcárias que a fêmea enterra completamente na parte inferior de um substrato. Os filhotes são muito vorazes e comem muitos insetos. Se alimentando principalmente de grilos, baratas e gafanhotos.Os animais crescem rapidamente, em um ano são sexualmente maduros.


Fonte: http://www.reptarium.cz

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog