terça-feira, 8 de novembro de 2011

Camelo


O camelo é um bicho realmente criado com todas as características para viver nos desertos, ele tem muitos e longos cílios para a areia não entrar nos seus olhos,  patas grandes ideais para andar na areia e focinhos que se fecham para a areia não entrar neles.
E é claro,  as famosas corcovas!
As corcovas não são como barris de água, como se pensava antes, na verdade, são reservas de gordura, camelo que  não comeu o suficiente não tem corcova alguma, mas o que foi alimentado tem uma grande corcova.


                            Bem alimentado                             Mal alimentado

A gordura das corcovas pode ser distribuída pelo corpo, podendo se transformar em energia, dióxido de carbono e água. Portanto, não é um reservatório de água, e sim de comida.
Um camelo com 500kg pode armazenar até 200kg de gordura na corcova, o suficiente para mante-lo vivo por até seis meses se não estiver fazendo um trabalho pesado.

A gordura é a forma mais eficiente de o animal armazenar comida, porque contém até 200 vezes mais energia que outros tecidos do corpo. O problema com a gordura, no entanto, é a sua massa (o animal gordo não consegue se mover facilmente).
Para o animal que vive no deserto, outro problema é a conservação do calor. Muitos armazenam gordura em todo o corpo, mas a camada de gordura sob a pele evita o resfriamento. Assim, no calor do deserto, o melhor lugar para armazenar a gordura é em um único lugar, como a corcova do camelo, que permite que ele armazene comida para tempos de escassez, e ainda se mantenha refrescado, eliminando o calor pelo resto do corpo.

2 comentários:

Flavia disse...

Felipe, sou fã de seu blog!!!! Venho sempre ler as novidades e curiosidades sobre os animais. e sempre dou uma olhadinha na foto da minha bombonzinha fofolete Ninoca.

Anônimo disse...

Legal, você postou uma coisa do meu blog!

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog