O camelo é um bicho realmente criado com todas as características para viver nos desertos, ele tem muitos e longos cílios para a areia não entrar nos seus olhos, patas grandes ideais para andar na areia e focinhos que se fecham para a areia não entrar neles.
E é claro, as famosas corcovas!
As corcovas não são como barris de água, como se pensava antes, na verdade, são reservas de gordura, camelo que não comeu o suficiente não tem corcova alguma, mas o que foi alimentado tem uma grande corcova.
Bem alimentado Mal alimentado
A gordura das corcovas pode ser distribuída pelo corpo, podendo se transformar em energia, dióxido de carbono e água. Portanto, não é um reservatório de água, e sim de comida.
Um camelo com 500kg pode armazenar até 200kg de gordura na corcova, o suficiente para mante-lo vivo por até seis meses se não estiver fazendo um trabalho pesado.
A gordura é a forma mais eficiente de o animal armazenar comida, porque contém até 200 vezes mais energia que outros tecidos do corpo. O problema com a gordura, no entanto, é a sua massa (o animal gordo não consegue se mover facilmente).
Para o animal que vive no deserto, outro problema é a conservação do calor. Muitos armazenam gordura em todo o corpo, mas a camada de gordura sob a pele evita o resfriamento. Assim, no calor do deserto, o melhor lugar para armazenar a gordura é em um único lugar, como a corcova do camelo, que permite que ele armazene comida para tempos de escassez, e ainda se mantenha refrescado, eliminando o calor pelo resto do corpo.
Para ler mais:http://www.especiaisanimais.blogspot.com/
2 comentários:
Felipe, sou fã de seu blog!!!! Venho sempre ler as novidades e curiosidades sobre os animais. e sempre dou uma olhadinha na foto da minha bombonzinha fofolete Ninoca.
Legal, você postou uma coisa do meu blog!
Postar um comentário