sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Furão



Origem:
Egipto
Data de origem:1500 a.c.
Esperança de vida:6 a 8 anos
Nome científico:Mustela Putorius Furo
Família:Mustelidae
Tamanho:35 para 60 cm
Historia
O Furão, científicamente denomidano porMustela putorius furo, é um pequeno carnívoro cuja domesticação foi levada a cabo pelo egípcios (mesmo antes dos gatos). Antigamente, este animal muitas vezes confundido com um roedor, era utilizado para caçar pequenos esquilos, e coelhos.
É uma excelente companhia que facilmente adopta o ritmo e os horários do dono. Enquanto o dono não está em casa o Furão aproveita para dormir e quando este chega logo desperta e se disponibiliza para brincar sem parar.


Alojamento


Normalmente os furões são mantidos em pequenas gaiolas o que não os incomoda muito desde que tenham diariamente a oportunidade de sair e brincar algumas horas por dia ou mesmo dar um passeio pelo parque. Se optar por deixar o seu furão sozinho em casa verifique e neutralize todos os potenciais riscos (tomadas, objectos cortantes, gavetas abertas, objectos importantes…) e pequenos objectos que ele habitualmente gosta de esconder


Alimentação


Os furões devem ser alimentados com ração própia para furões à qual se pode acrescentar carne de vaca e de galinha. Como alternativa, pode-ser recorrer à ração para gatos (sem peixe ou verduras). Mas os furões são animais carnívoros e necessitam de bastante proteína e gordura na sua dieta.

Este animal aprecia bastante guloseimas e frutas secas, mas estas devem ser evitadas, uma vez que o seu sistema digestivo pode não as conseguir processar. Não dê ao Furão: frutas, legumes, verduras ou leite. Apesar de ser uma boa fonte de proteínas, deve evitar que o peixe seja o principal alimento do furão. No estado selvagem os furões não comem peixe e quando incluídos na dieta, geralmente não gostam do sabor.


Para ler mais: http://arcadenoe.sapo.pt/raca/furao/129

1 comentários:

Anônimo disse...

Os furões parecem ser muito fofinhos! Pena que são mais comuns como mascote nos outros países.

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog