domingo, 27 de novembro de 2011

Vicunha


Animal produz a lã de melhor qualidade do mundo.

Foto: Alexandre BuisseVicunha na regição de Arequipa, no Peru
A vicunha (Vicugna vicugna) é o menor dos camelos andinos. O animal é símbolo do Peru,  chegando no máximo a 1,3 metros e 40 Kg. A sua pelagem é muito fina e possui alto valor comercial. Por este motivo, a espécie já correu sérios riscos de extinção. A atuação de caçadores ilegais foram controladas e, a espécie que possuía 25 mil indivíduos, chegou a quase 170 mil atualmente, sendo 100 mil no Peru.
Ela habita regiões de 3.000 a 4.600 metros acima do nível do mar, no elevado planalto andino na região central e sul do Peru, oeste da Bolívia, norte do Chile e noroeste da Argentina, especificamente na puna, uma região elevada, desértica e desprovida de árvores, localizada acima da zona de lavouras cultivadas.
Foto: David Costales
Vicunha 
A sua pelagem está bem adaptada à vida nesse ambiente frio. Sua pelagem é constituída da melhor lã já vista no mundo, que possui um alto valor comercial e é utilizada pelo homem desde a era pré-colombiana. O animal somente pode ser tosado a cada 3 anos.
Esta lã a protege do extremo frio e dos fortes ventos da puna e serve como um acolchoado para o corpo quando descansa no chão. Em comparação com os camelos da Europa, a vicunha possui cascos mais bipartidos, permitindo que caminhe e corra com mais aptidão em encostas rochosas, penhascos e pedras soltas, comuns na puna.
Outra importante adaptação são os dentes semelhantes aos de roedores, os quais crescem continuamente e permitem que a vicunha se alimente de pequenos arbustos herbáceos e gramíneas perenes, rentes ao solo.

1 comentários:

Anônimo disse...

deve ser muito caro comprar um casaco desse pelo...

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog