segunda-feira, 28 de março de 2011

Vou falar sobre o Tucano.Ele é famoso por ter um bico enorme.


          Ele é inquieto e seu enorme bico intimida outros animais e atrai o seu parceiro sexual.




Não pense que o bico é pesado! Não é, não! Ele é formado de tecido ósseo esponjoso tornando o bico leve e não criando problemas para o seu equilíbrio.



Mas o que ele gosta mesmo é de se banhar na chuva. Também adora pular de árvore em árvore para conseguir alimento e abrigo para descansar ou se reproduzir.



Sabe como ele dorme? A posição é muito curiosa: os tucanos elevam a cauda até que cubra a sua cabeça, a qual é mantida virada para as costas. Assim, ele pode descansar o seu bico!

Estas aves alimentam-se basicamente de frutos e sementes, porém o tucano chega a se alimentar de insetos e filhotes de outras aves, caso lhe falte alimento.




É com o bico, também, que o Tucano captura pequenos lagartos e lagartixas para complementar a sua alimentação.



É através do bico que se diferencia o macho da fêmea: o do macho é menos curvo com a parte superior terminando de modo menos brusco. É também mais estreito e mais comprido.

Gato

[gatoinhos.jpg] 
Eu vou falar do gato. Bom,se vocês é daqueles que se perguntam "Pra que serve os bigodes do gato??", Eu posso lhe explicar!Você já deve ter visto muitos gatos entrando por canos,mini-tuneis e etc...Desses lugares pequenos.O bigode ajuda nisso também.Ele cresce de acordo com o tamanho do gato,então se o bigode conseguir entrar nesse lugar, o gato entra se não,bom...É melhor ele escolher outro caminho!Mas não se preocupe,os gatos medem quando o bigode cabe então não tem perigo dele ficar preso ^.^

 

 
Os gatos também tem uma otima visão noturna,alias,não só eles como toda a classe dos felinos,e isso ajuda a caçar ratos por que assim eles acham os ratos muito facil no escuro!






O Peixe-Boi está gravemente ameaçado de extinção e é muito procurado por causa de sua pele e de sua carne. Mesmo quando não está sendo pescado o Peixe-Boi as vezes está sendo machucado ou até morto porque ele vive em águas rasas e os motores dos barcos os atingem.






Sua alimentação é de peixes pequenos mas especialmente algas marinhas ou,para os que moram em rios e não no mar,outras plantas aquáticas que existem nos rios.Eles podem chegar aos 4,5 metros e pesar até 750 kg!

Girafas

A girafa é um mamífero ruminante de grande porte. Vive nas regiões secas e com árvores dispersas situadas nas savanas africanas do sul do deserto do Saara. Elas foram caçadas para extração de sua pele, grossa e resistente =(, mas atualmente a espécie é protegida!!Fêmeas e machos tem de dois a quatro chifres curtos,apesar de que ninguem repara nisso, rombudos e cobertos de pele veludosa. A língua é longa (chega a medir até 40 cm de comprimento) e flexível.Elas usam ela, junto com o lábio superior, para arrancar as folhas dos ramos mais altos das acácias, que constituem um de seus principais alimentos!!Cada girafa tem seu próprio padrão de manchas,eles nunca se repetem.

A girafa pode alcançar 5,30 metros de altura, dos quais boa parte é constituída pelo pescoço!!kkkkk! Existe apenas umazinha espécie de girafa, mas a pelagem tem grande variedade nos desenhos das manchas de pêlos de cor escura, sobre o fundo claro (cor creme). Caminha com passo travado, erguendo as duas pernas do mesmo lado ao mesmo tempo(que estranho), o que chamamos de Andadura. Corre com grande velocidade, podendo chegar a 50 km/h!! Vive em bandos, onde o macho maior parece dominar.

Morcego Gigante

Encontrados apenas no sudeste da Ásia e desconhecido até então nas Américas, a espécie Pteropus Vampyrus vive em florestas e mangues, tem hábitos noturnos e dorme pendurada em árvores, de cabeça para baixo e enrolada pelas asas.

Mesmo quando filhotes, eles chegam a medir um metro de envergadura (de ponta a ponta da asa) e quando adultos, dois metros. Apesar do tamanho avantajado, eles são leves, pesando entre 500 gramas e um quilo. 

E olhem só! Os paulistas receberam uns moradores novos, nada mais nada menos do que os morcegos gigantes da raça Raposas voadoras, descrita acima!E já tem até filhotes!
Esses bichos são enormes, ainda bem que não bebem sangue O.o . Bem, então é isso, até a próxima!

Lula GIGANTE

Feia de doer não é verdade? A lula foi filmada viva, possivelmente a primeira vez que filma-se uma viva,ao largo das ilhas Ogasawara, ao sul de Tóquio.
A lula gigante foi capturada com o uso de uma lula menor como isca, e arrastada para dentro do navio “depois de lutar um bocado”, de acordo com Tsunemi Kubodera, o líder dos pesquisadores. Segundo eles, ela era uma fêmea que ainda não tinha crescido completamente, o que nós leva a acreditar que breve acharão uma maior.
Outras fontes dizem que a maior lula foi encontrada na Antártida quando um barco de pesca neozelandês(de que país são esses caras?) capturou a maior lula gigante já vista, uma criatura com olhos tão grandes quanto pratos e ganchos afiados na ponta de seus tentáculos. A criatura pesava 450 kg, mas não há sinais de que tenha sido fotografada.
Veja só, o que acabo de descobrir! A lula gigante é o segundo maior invertebrado do mundo, perdendo apenas para a lula colossal!

Filhotes de elefante tomam banho em zoo dos EUA


Assim como as crianças querem brincar com água quando o calor começa, os filhotes de elefante do zoológico de Houston, no sul dos Estados Unidos, parecem querer o mesmo.



Como nos Estados Unidos o inverno está chegando ao fim e o clima começa a ficar mais quente, os elefantinhos Baylor e Tupelo ganharam uma piscina inflável para brincar.



Os filhotes, com 500 e 250 quilos, quase não cabem na pequena piscina, mas não se importam e parecem se divertir muito com a água.



A piscina pequena dura cerca de cinco minutos de banho até ser rasgada pelo peso dos animais, segundo informações do zoológico. Os filhotes agora ganharam uma tamanho família que resiste a cinco banhos.

domingo, 27 de março de 2011

Gorila

A espécie Gorilla gorilla, tem a pelagem preta, sendo também conhecido como gorila ocidental. Habita em zonas ribeirinhas de florestas densas. Já a espécie Gorilla beringei, de cor prateada, prefere viver nas encostas das montanhas. São os gorilas orientais.
Ambas as espécies se alimentam de uma grande variedade de plantas, sendo as preferidas: folhas, ervas, arbustos e frutas. Um gorila adulto chega a consumir 30 kg de comida por dia.
Vivem em grupos de 2 a 40 indivíduos, porém o comum é o grupo ter de 6 a 9 indivíduos. Cada grupo é composto por um único macho dominante, várias fêmeas e os gorilas jovens, sem maturidade sexual. Os gorilas jovens e machos, aos 8 ou 9 anos, quando atingir a maturidade sexual, formam seu próprio harém, o que pode ou não ocorrer como um subgrupo do grupo de origem. Em grupos de gorilas com vários integrantes, pode haver diversos subgrupos, cada um com um macho e seu harém, embora a figura do gorila dominante continue sendo respeitada.
A reprodução dos gorilas não tem época pré-determinada. A gestação dura 9 meses, como a das mulheres, e a cada gestação nasce apenas um filhote. Apesar de extremamente raro, pode ocorrer o nascimento de gêmeos, mas nesses casos geralmente um dos filhotes é debilitado, morrendo pouco tempo após o nascimento.
O parto ocorre no alto das árvores, em um local preparado pelos machos, especialmente para essa ocasião, sendo abandonado logo após o nascimento. Ao nascer, o filhote pesa cerca de 2 kg.
Os gorilas são tímidos e calmos, evitando dessa forma, o contato com os seres humanos. Quando se sente ameaçado ataca qualquer animal, até mesmo o homem, embora seja mais comum ele correr em direção ao inimigo batendo com força as duas mãos no peito, emitindo fortes ruídos sem atacar efetivamente. Em cativeiro, esses animais se tornam melancólicos e tristes, sendo comum se apegarem a seu cuidador.
Esses fantásticos primatas estão correndo grave perigo de extinção, graças aos homens, que os caçam para o consumo ou para uso na medicina tradicional da região. Guerras e doenças causadas por vírus também colaboram para a morte desses animais.

Panda Vermelho

  Filhote de urso, de gato ou de raposa?
 
  A cor alourada, o pêlo sedoso e a cauda comprida fazem com que o panda vermelho se pareça com uma raposa. Sem a cauda assemelha-se a um ursinho. O tamanho do panda vermelho é o de um gato. Quem é ele? É o panda vermelho, cujo pelame brilhante e a aparência graciosa são tão apreciados. Pacífico e sociável,o panda vermelho é facilmente transformado em um bom bichinho caseiro. Gosta de gulodices, especialmente arroz de leite.
  Esse pequeno carnívoro noturno habita as matas densas das encostas sudeste do Himalaia, o panda vermelho vive em altitudes de 1.500 a 4.000 m. É encontrado no Nepal, no Sikkim, norte da Birmânia e sul da China. Vive principalmente nas árvores. As patas do panda vermelho são vigorosas e garras fortes fazem dele um bom trepador.
 
   O panda dorme de dia e alimenta-se à noite. Anda aos pares ou em grupos de família.
   Seu alimento consiste em ervas, frutos, raízes e brotos de bambu. Come também insetos e filhotes de pássaros. O panda usa as patas para levar o alimento à boca.
    Na primavera, a fêmea dá à luz 1 ou 2 filhotes, raramente mais. Esse filhote só abre os olhos depois de 25 dias e fica com seus pais até 1 ano de idade.
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnivora
FAMÍLIA: Procyonidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: até 60 cm, mais 40 cm para a cauda
Altura: até 35 cm
Peso: até 4 kg
Uma gestação por ano (1 a 4 filhotes)
Período de gestação: 90 a 150 dias
O Komondor é um cão grande e corpulento. O seu pêlo branco encordado está sempre em constante crescimento, o que faz com que o seu dono esteja sempre a limpá-lo e escová-lo se querem-no sempre branquinho e bonitinho (não é tarefa facil para quem faça isto sozinho). Meio ano basta para que o pêlo do animal toque no chão, se este não for devidamente tratado. 

É recomendado que se corte / trate do pêlo de três a três meses (isto não precisa de ser seguido com rigor). Quando ainda são cachorros, eles são completamente brancos e fofos. O seu pêlo só começa a encordar uns meses de vida depois do seu nascimento (mais própriamente a partir de três a cinco).  Basicamente, ele é forte mas também ágil (o que é estranho para um animal de tal porte). Ainda existe outro problema: é que o pêlo do animal agarra o lixo pequeno do chão e pequenos bichos (a vassoura canina). 

O Komondor é um animal muito bonito para se ter em casa, mas se não tiver paciencia para o escovar constantemente, é melhor arranjar um profissional que o faça.
Também conhecido como "peixe de briga", esse peixe da família dos Anabantídeos é originário da Tailândia. Seu nome vem de uma tribo de índios, onde os guerreiros eram chamados de "Bettahs".
Essa associação se deve ao fato de os Bettas machos serem extremamente violentos, não podendo conviver com outros Bettas no mesmo aquário.
Por isso é aconselhada a criação nos chamados "betários", ou seja, aquários de no mínimo
15x12x12 cm.
Os Bettas viviam em águas estagnadas e mal-oxigenadas, como a dos arrozais, por exemplo. A respiração nessas águas só era possível devido a um órgão auxiliar que os Bettas possuem, o labirinto, que os permite retirar seu oxigênio da atmosfera. Por esse motivo, um betário não precisa de oxigenação. Apesar disso, a água do aquário deve ser parcialmente trocada a cada quinze dias, e pode ser usada água de filtro ou mineral, sempre à temperatura ambiente.
A alimentação dos Bettas deve ser feita com a comida, em forma de ração, encontrada nas lojas especializadas, com comidas vivas, (artemias, por exemplo) e até mesmo com gema de ovo cozida (mas isso deixa a água extremamente suja).
Deve-se ter um cuidado especial para não dar comida em excesso (o que pode deixar a água ácida e turva) e sim, dar alimento suficiente para ser consumido em minutos. Caso isso não aconteça, a comida restante deve ser retirada. Esse processo deve ser feito de uma a três vezes ao dia
Para a reprodução o ideal é utilizar um aquário com capacidade para 16 litros (ou 40x20x20cm), onde deve ser posto um solo de areia média de 2 centímetros. A iluminação deve ser feita com uma lâmpada incandescente (de 15 velas) que deve ser exposta por quatro horas diárias. 
A temperatura da água deve ser de 27ºC e o Ph 6.9. É aconselhada a colocação de algumas plantas, como a "Sagittaria microfolia" e a "Ceratophillum demersum". Nesse aquário deve ser colocado o macho, que ao estar pronto para a reprodução construirá um ninho de bolhas envoltas num muco bucal na superfície da água. 
Quando o ninho estiver pronto, deve ser colocada a fêmea. O macho curvará seu corpo sobre a fêmea, abraçando-a e forçando-a a expelir seus ovos. O macho os fecundará liberando seus espermatozóides na água. Logo após a postura dos ovos, a fêmea deve ser retirada do aquário. O macho então apanhará os ovos no fundo do aquário e os colocará no ninho. Neste momento é aconselhado que se abaixe a altura da coluna da água para dez centímetros para diminuir a pressão da mesma sobre os ovos.
Após 48 horas ocorre a eclosão dos ovos, ou seja, o nascimento dos alevinos, que começam a nadar por volta do sétimo dia (quando isso acontecer, deve-se retirar o macho do aquário). Os alevinos são alimentados nos primeiros dia pelos nutrientes contidos no saco vitelino, e, posteriormente, devem ser alimentados por infusórios (preparados com folhas de couve e gema de ovo seca pulverizada) ou até mesmo por comidas para alevinos, encontradas em lojas especializadas. Somente os mais fortes sobrevivem.Os peixes Betta chegam a medir 10 centímetros. 
Observações importantes: Ao colocar a fêmea no
aquário, ela deverá estar "ovada", ou seja, com seu ventre inchado e com algumas linhas verticais, o que indica que ela está pronta para a reprodução. É aconselhado que, antes da reprodução, os aquários do macho e da fêmea sejam colocados lado a lado para eles irem se "acostumando" um com o outro.
A reprodução deve ser feita em um lugar calmo e sem a luz direta do sol. Em dias frios é aconselhada a colocação de um aquecedor de 1 (um) Watt de potência (por algumas horas) no betário para evitar o aparecimento de doenças como fungo e íctio. Na reprodução, a temperatura deve ser mantida constante em 27ºC, como dito anteriormente.

                                                                         Já tive um peixe betta era muito semelhante a esse  >>>>

sábado, 26 de março de 2011

Animais Extintos

Ao longo da história, várias espécies de animais desapareceram. Entre os motivos para essa extinção, podemos citar as catástrofes naturais, competições entre espécies, evoluções adaptativas, extensos períodos de calor extremo ou frio, etc. No entanto, o maior responsável pela extinção de tantas espécies talvez seja o homem.
Segundo dados do WWF (Fundo Mundial para a Natureza), houve uma queda significativa na quantidade de espécies entre os anos de 1970 a 1995. Só nesse período, 35% dos animais de água doce e 44% dos animais marinhos foram completamente extintos. Dessa forma, vemos que até hoje o homem moderno não conseguiu estabelecer um convívio harmonioso com a natureza. Vejamos agora, alguns exemplos de animais extintos:
Dodô

Dodô
Ave que vivia em pequenas ilhas do Oceano Índico, como as Ilhas Maurício e Reunião. O dodô tinha uma aparência desajeitada e feia, além de não saber voar. Além disso, tinha uma grande quantidade de carne, o que fez com que diversos marinheiros passassem a abater o animal em grandes quantidades, resultando em sua extinção.
Moa Gigante

Moa Gigante
O Moa Gigante era uma ave gigantesca localizada na Nova Zelândia. Medindo 3,7 m de altura, a ave foi extinta há 700 anos quando o homem chegou naquela região.
Quagga
Quagga
A última espécie da Quagga morreu no Zoológico de Amsterdã em 1883. Era um animal muito semelhante à zebra. A procura por sua pele provocou sua extinção.
Tigre da Tasmânia

Tigre da Tasmânia
O tigre da tasmânia era um marsupial que vivia na Tasmânia, próximo da Austrália. O animal tinha uma cabeça de raposa e algumas listras. Ficaram conhecidos como grandes predadores de gado e ovelhas, motivo pelo qual foi muito caçado, tendo provocado a extinção do animal.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ema

NOME COMUM: Ema
NOME EM INGLÊS: 
Rhea 
NOME EM ESPANHOL: 
Ñandú Grande 
NOME CIENTÍFICO: 
Rhea americana
FILO: 
Chordata
CLASSE: AvesORDEM: Rheiformes FAMÍLIA: Rheidae

CA
RACTERÍSTICAS:
Comprimento: até 2m Envergadura: 1,50mPeso: até 36 kg Plumagem: cinzento e castanho Período de incubação: 39 a 42 dias
Número de filhotes: até 15 ovos (por fêmea)
Hábito Alimentar: onívoro, diurno
Alimentação: Folhas, brotos, sementes, insetos e pequenas serpentes e animais
A ema é uma ave corredora que vive nas planícies da América do Sul, do Brasil até o sul da Argentina, vive nas regiões campestres e cerrados. Embora possua grandes asas, ela não voa. Usa as asas para equilibrar-se e mudar de direção na corrida. Se faz muito calor, a ema dorme durante o dia e sai à noite para alimentar-se de insetos, roedores, répteis, capim e sementes. Bebe pouca água. Suas penas são usadas para decoração. Sua carne, embora muito mole,é comestível. É considerada a maior ave brasileira.
Em outubro, no começo da época de acasalamento, o macho reúne um harém de 5 ou 6 fêmeas, ecolhe um território e faz o ninho.
Em liberdade, as emas vivem em grupos mais ou menos grande. Na época do acasalamento, os noivos abrem as asas e dão os seus passos de dança. Também cantam à moda dêles para as noivas (as notas do canto parecem roncos).
Quando o ninho está cheio de ovos, cerca de uma dúzia, ele afasta as fêmeas e começa a chocá-los. os filhotes saem seis semanas depois e são cuidados pelo pai. Em dois anos estão adultos. Os ovos são brancos e pesam 600 gramas. Os que não vingam são colocados para fora do ninho e, ao quebrarem, atraem muitas moscas, cujas larvas, posteriormente, irão alimentar os filhotes.
Esta espécie é onívora, ou seja, come de tudo: sementes, folhas, frutos, insetos, roedores, moluscos, terrestres e outros pequenos animais. Além disso, a Ema come muitas pedrinhas, que servem para facilitar a trituração dos alimentos. E, devido a este hábito, ela não resiste à tentação de engolir também outros objetos miúdos.
A ema está na lista dos animais que estão em perigo de extinção.

sábado, 19 de março de 2011

Montagens

Olá pessoal achei umas montagens bem legais e engraçadas e vou passar para vocês verem


Amizade sem limites

A amizade não tem fronteiras e nem espécies, olhem só estas imagens que encontrei
A primeira foto é de um macaco ao qual os companheiros fazem a vida um inferno e  as pessoas que cuidam dele no  zoo resolveram colocar um guarda- costas para o cuidar! Um cachorro!
A tigresa da segunda foto nem se importa que seus filhotes não tenham garras e cuida com muita devoção dos seus porquinhos.

Será que o coelho da tercera foto  quando ver o seu irmãozinho maior vai se assustar? Achamos que não, o gato só vai ter que ter mais cuidado com suas brincadeiras ...
Outra é a deste bebé orangotango e do pequeno tigre. Os dois foram abandonados pelas suas mães e o destino os uniu dando origem a uma linda amizade.
Outro caso estranho de adoção é o do cachorro Billy que resolveu adotar o cordeirinho Lilly.
Mas a história mais terna é a de um pequeno macaquinho abandonado. Ele foi criado em um centro para animais, mas andava muito triste até que um día uma pomba se aproximou e o macacquinho começou a ficar mais animado. Desde este dia, a pombinha está sempre perto dele :) 

wallpaper

wallpaper
wallpaper

wallpaper

wallpaper

wallpaper

Orangotango e Vira-lata amizade inseparavel!

Dupla vive em um centro de animais no estado da Carolina do Sul.
'Suryia' e o vira-lata 'Roscoe' já apareceram em programas na TV.

Suryia e Roscoe vivem na Carolina do Sul. Imagem: Reprodução ABC News
A orangotango "Suryia" e o vira-lata "Roscoe" mantêm amizade inusitada em um centro de preservação de animais em Myrtle Beach, no estado da Carolina do Sul (EUA). O "casal" já chegou aparecer no programa da apresentadora Oprah Winfrey e no canal "National Geographic", segundo a emissora de TV "ABC News".

Tubarão Branco

O tubarão branco é um caçador ágil, experiente e tem a barriga branca. O tubarão branco, como os outros tubarões, só consegue respirar se movimentando na água, ou seja, se ele não se mexer por muito tempo ele morrerá.



O tubarão branco tem dentes afiados e serrilhados:
dentes de 7,5 cm.



Alimenta-se de: focas, peixes (sem ser outros tubarões), carcaças de baleia, golfinhos, lulas, tartarugas e pássaros marinhos.


Parente pré-histórico: Megalodonte

Tamanho: 6,1 metros
Peso:1.250kg.

Pergunta: Qual é o peso de 2 tubarões brancos juntos?

domingo, 13 de março de 2011

Pinguins

Características

Pingüim, nome comum de qualquer uma das diversas aves aquáticas não-voadoras do hemisfério sul, que recebem também o nome de pássaros-bobos. Em sua maior parte, vivem na Antártida e em algumas ilhas subantárticas da Nova Zelândia. Mas podem viver em regiões situadas no sul da África, Austrália e América do Sul. A maioria dos pingüins tem o peito branco e o dorso e a cabeça negros.
Devido ao fato de suas patas estarem colocadas muito para trás, assumem uma posição ereta quando estão em terra. Em cada pata existem quatro dedos, três dos quais unidos por uma membrana. A plumagem é densa, lisa e gordurosa, sabem também escapar depressa de seus principais inimigos - tubarões, baleias e, sobretudo, as focas-leopardo. Pesam de 15 a 35 kg e podem viver de 30 a 35 anos.

Reprodução

Em certa época do ano, os pingüins dirigem-se à terra (plataforma de rocha ou gelo), para depositar os ovos. A fêmea deposita um ovo, raramente dois. A forma do ninho varia, segundo a espécie do pingüim: alguns cavam uma pequena fossa, outros constroem os ninhos com pedras e há aqueles que colocam o ovo sobre as pregas da pele sobre os pés.
Entre os casais de pingüins existe a fidelidade, e o divórcio acontece somente em 25% dos casos, a causa de tanta separação é devido à má reprodução.

Vida na água

Na água do mar, estão sempre fazendo muito barulho e sempre reunidos em grupos numerosíssimos. Realizam todas as funções vitais, mesmo dormir. Flutuam facilmente graças a grande quantidade de gordura e nadam com rapidez, usando apenas as nadadeiras, servindo as patas como leme. São muito especializados para o mergulho; suas asas rígidas assemelham-se às aletas de outros vertebrados nadadores. São capazes de deslocar-se a uma velocidade de 40 km/h. Costumam passar a maior parte do tempo na água, nadando com a ajuda das asas. Podem ser vistas, embora raramente, nas praias do Rio de Janeiro e Cabo Frio, para onde são levadas pelas correntes marítimas.
Pingüins sob o gelo.

Alimentação

Eles são ativos e rápidos para alcançar suas presas, o bico é robusto e comprido, adaptado a apanhar e reter crustáceos, moluscos, peixinhos, sépias e outros animais marinhos de pequeno porte, sua alimentação preferida.

Mansinho

São muito mansos e só agridem o homem quando ele se aproxima demais do lugar onde foram postos os ovos e onde são criados os filhotes. São divertidos, simpáticos e curiosos. Se capturados ainda jovens, são facilmente domesticados, podendo até afeiçoar-se a quem os trata.

Gestação e filhotes

O período de incubação dura de 5 a 6 semanas - os pais se revezam na busca do alimento, para que o ovo nunca fique abandonado. Nas primeiras semanas de vida, o pingüim comerá alimentos que os pais já digeriram e ficará sobre a guarda permanente de um ou outro, protegido dos demais pingüins e aves como a gaivota. Quando adquire o tamanho do pai, a penugem é substituída por penas, sinal que é tempo de aprender a nadar, e é tempo de abandonar o local e voltar ao mar, onde permanecerão (por vários meses) até recomeçar o ciclo.

Pingüim-imperador

Pingüim Imperador

Pingüim-Imperador e Pingüim-Rei

As maiores espécies são o pingüim-imperador (Aptenodytes forsteri), que pode alcançar altura superior a 1,2 m, e depositam seus ovos (somente um ovo) nos meses mais frios (Julho e Setembro), sob tormentas de neve, ventos gelados e temperatura de 50 ou 60 graus abaixo de zero.
O pingüim-rei (Aptenodytes patagonica), que chega a medir entre 90 cm e 1 m, reproduzem-se no verão polar (de Outubro a Março).
Tanto o pingüim-imperador como o pingüim-rei, incubam o ovo aos pés, cobertos por uma dobra de pele entre as pernas, e as crias permanecem sob estas dobras protetoras por um breve tempo, apenas o suficiente para que consigam regular sua temperatura corporal. Ambos caracterizam-se por apresentar grandes manchas alaranjadas ou amarelas nos lados do pescoço.
Filhote de pingüim sobre os pés do pai.

Pingüim-de-Barbicha

O nome pingüim-de-barbicha dado aos Pygoscelis antarctica, deriva de uma faixa preta que possuem no queixo. Em caso de perigo ele foge sempre para a terra, mesmo que o perigo venha daí, e busca os pontos mais altos do terreno. Quando pressente que seus dias estão chegando ao fim, ele atinge o máximo de lugares altos como colinas, onde ficarão aguardando o próprio fim. Seu habitat preferido fica na Geórgia do Sul, na Antártida.

Pingüim-De-Olho-Amarelo

O pingüim-de-olho-amarelo (Megadyptes antipodes) vive nas ilhas ao sul da Nova Zelândia. Embora conhecido como "grão-pingüim", tem dimensões médias (75 cm).

Spheniscus demersus

O Spheniscus demersus é representante da espécie mais comum de pingüins, adapta-se aos climas mais temperados, parte da África e, às vezes, até Angola.

Spheniscus magellanicus

Spheniscus magellanicus alcança o litoral do Rio de Janeiro, indo até Cabo Frio. É a espécie mais comum de nossos zoológicos e é encontrada nas praias do litoral sul.

Classificação científicação

  • Reino - Animal
  • Sub-reino - Metazoa (metazoários)
  • Filo - Chordata (cordados)
  • Subfilo - Vertebrata (vertebrados)
  • Classe - Aves
  • Ordem - Sphenisciformes (esfenisciformes)
  • Gêneros e Espécies-vários 
 


sexta-feira, 4 de março de 2011

Morcegos

Vocês Pediram eu Postei!!
                                         
Os morcegos são animais do filo Chordata, classe Mammalia, subclasse Theria, infraclasse Eutheria, ordem Chiroptera, subordem Microchiroptera, sendo as família mais comumente encontradas a dos Noctilionidae e Phyllostomidae.
Duas formas são mais comuns de serem encontradas: o morcego-pescador (Noctilio leporinus) e o morcego-de-orelhas-grandes (Micronycteris).
Pode ser observado nas primeiras horas da noite, onde ocorra bastante vegetação frutífera ou lago com pequenos peixes. Em geral, estas duas espécies alcançam no máximo 18 cm de comprimento.
Os morcegos, em geral, são os únicos mamíferos verdadeiramente voadores. Os demais mamíferos conhecidos como voadores na realidade são apenas planadores.
A membrana existente nos lados do corpo, pernas e rabo são nada menos que extensões da pele das costas e do ventre. São elásticas e finas, sustentadas em maior parte pelos longos dedos da mão, daí o nome quirópteros (Chiroptera: chiro, mão; ptero, asa). Apenas o polegar não está conectado diretamente com a membrana de vôo. Este é pequeno e possui uma em forma de gancho e freqüentemente é usado para agarrar sobre a superfície em que o morcego pousa.
Em várias famílias está presente um lóbulo sobre o nariz e provavelmente possui uma função sensorial, assim como o trago, que é um lóbulo localizado em frente ao orifício do ouvido. Aparentemente, um grande número de cones (um dos tipos de células sensoriais da visão) está desenvolvido na retina em função da atividade noturna do animal. Em muitas espécies estão presentes glândulas de cheiro que produzem um forte odor.
Os morcegos variam muito de tamanho, segundo a espécie, sendo que estes podem medir de 25 a 406 mm de comprimento e a envergadura pode chegar a medir até 170 cm. Os hábitos alimentares são muito diversos, sendo que há as espécies insetívoras (que usualmente seu alimento enquanto voam e eventualmente podem se alimentar de frutas), frutíferas, sugadoras de néctar, carnívoras (se alimentando de pequenos vertebrados, como sapos, pássaros, lagartixas e ratos), piscívoras e hematófagas.
São animais cosmopolitas ocorrendo em todo o mundo, com exceção dos pólos. Essencialmente de hábitos noturnos, escondem-se de dia em cavernas, telhados, buracos em troncos de árvores e até sob densas folhagens da vegetação. Penduram-se de cabeça para baixo para descansar, devido ao grande comprimento dos dedos. Durante o crepúsculo, saem de seus esconderijos a procura de alimentos e voltam ao alvorecer, geralmente para o mesmo lugar que estavam escondidos. Nos países frios os morcegos podem hibernar durante a estação fria.
Uma adaptação especial está presente nestes animais, devido ao hábito noturno. É a ecolocalização. O animal emite sons de altíssima freqüência (não audíveis para o ser humano) que são refletidas quando batem nos objetos ou animais e captadas de volta pelas grandes orelhas dos morcegos. Essa adaptação foi comprovada cientificamente em experimentos de laboratórios, soltando se um morcego e uma mariposa em um quarto totalmente escuro. Ainda assim o animal conseguiu localizou a presa. Por isso, mesmo se vedarmos os olhos de um quiróptero, este conseguirá se movimentar tranqüilamente.
No entanto, isso não significa que estes animais são cegos, pelo contrário, apresentam uma visão altamente adaptada para o escuro. Portanto, a visão e a ecolocalização formam um sistema muitíssimo eficiente para o deslocamento noturno.
Machos e fêmeas convivem muito bem em uma mesma toca e estes acasalam em uma determinada época. As fêmeas, geralmente, possuem apenas um par de mamas desenvolvido localizado na região torácica. A maioria dos morcegos costuma ter apenas um filhote por ano. Podem viver de 13 a 30 anos, segundo casos relatados.
Muitos acreditam que todos os morcegos são vampiros, mas na verdade há apenas três espécies hematófagas. Estas apresentam uma saliva anestésica que é aplicada sobre a pele de mamíferos anestesiando a região, enquanto o animal dorme. Feito isso, o morcego morde a região e lambe o sangue que escorre. Este hábito do morcego é perigoso não pela mordida, mas pelas infecções e doenças que este pode provocar, como a raiva, por exemplo.
Há uma crença que afirma que os ratos tornam-se morcegos quando velhos. Embora pareçam muito com ratos, os morcegos (ou os ratos) não podem se transformar em nada, isso ocorre somente em histórias infantis.

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog