quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Alce

Eaeeee manolows to aqui pra mostrar a ultima postagem do mês de Agosto com o Bicho elegido o mais legal do mês.E ele é o Alce.
alce é um mamífero quadrúpede pertencente à família Cervidae e à ordem Artiodactyla, ou seja, suas patas têm um número par de dedos. Este grande cervo, (aliás, é maior do mundo, sua altura pode chegar a 2,15m) pesa, quando adulto, até 450 kg, sendo que os mais idosos podem ultrapassar os 500 kg. Seu comprimento oscila de 2,4 a 3,1 m e sua cauda, bem curta, tem comprimento de 5 a 12 cm. A cor de sua pelagem é parda.

Seu corpo é relativamente curto e grosso, seu peito é largo e a parte traseira deste animal é mais baixa do que a dianteira. Seu pescoço é forte, sua cabeça é grande, vai ficando estreita em direção aos olhos e termina num focinho comprido, cujo lábio superior (extremamente móvel, peludo e pendente sobre o lábio inferior) é bem desenvolvido em todas as direções.
Outra característica do alce é sua enorme galhada que pode atingir 1,6m de amplitude. Durante o inverno, os machos perdem seus chifres, que voltam a nascer durante a primavera. Este cervídeo guia-se bastante pela audição e olfato, uma vez que sua visão é bem débil.
O alce vive nas regiões frias do norte do planeta, pode ser encontrado na América do Norte, Rússia, Alemanha, nos bosques dos países nórdicos e Áustria, por exemplo. O alce habita lugares onde existem muitas árvores frondosas e nas florestas coníferas (desde que existam lugares onde possa alimentar-se de brotos de árvores e de plantas aquáticas, caso em que chega a mergulhar nos lagos para obter alimentação). Durante o verão, vive nas fendas úmidas das florestas (onde a alimentação é abundante) e, quando chega o verão, vai até as regiões mais altas que estão livres das enchentes decorrentes do degelo.
A maturidade sexual da fêmea do alce ocorre por volta dos dois anos, o tempo de gestação dura entre 245 e 250 dias. A época do acasalamento começa entre setembro e novembro (período em que os machos da espécie ficam violentos, oferecendo risco até para os seres humanos). Desde o final de abril até início de maio, as fêmeas dão à luz (da primeira vez, somente a uma cria, cujo peso, em média, é de 13 kg. Nos partos posteriores, geralmente a um casal).
O alce possui, hoje, uma população aproximada de 2 milhões de indivíduos. Isto se deve ao fato de ter sido muito caçado por esporte, para se obter seu couro, sua carne e seus ossos. Na Rússia, ele foi domesticado para a produção de leite, carne e para ser utilizado como animal de tração. Este belo animal pode chegar a viver 80 anos.Fonte>www.infoescola.com.br

Palanca negra


A Palanca Negra Gigante é uma rara espécie de antílope, única ao mundo, que tem como berço a Província de Malanje.
Pensava-se que a espécie se fosse extinta, fruto da guerra que por longos anos assolou o nosso imenso e magnífico País. Pela primeira vez, em 2006, Pedro Vaz Pinto, director luso-angolano da Fundação Kissama e professor do Centro de Estudos e Investigação Cientifica da Universidade Católica de Angola (UCAN), fotografou um grupo no parque de Cangandala. Tratou-se então do eterno retorno deste esplendido e magnífico antílope ao seu berço natal.

Os angolanos nutrem um grande respeito por este animal, que segundo a mitologia africana, é símbolo de vivacidade, velocidade e beleza: talvez seja esta uma das grandes razões que fez com que não obstante a guerra, tenha conseguido sobreviver.

Até ao terceiro ano de idade, machos e fêmeas são muito semelhantes, até que os machos começam a se tornar escuros e os chifres a crescerem em maneira desproporcionada. Um macho adulto mede 116-150 cm e pesa mais ou menos 240 kg, enquanto que as fêmeas permanecem pequenas.

Os machos são pretos, as fêmeas castanhas. Sejam os machos que as fêmeas depois dos dois meses de idade, apresentam o rosto branco, com riscas pretas que vão dos olhos até ao lado da boca e da base dos chifres ao centro das sobrancelhas.

Ambos os sexos possuem chifres: nos machos são curvos a meia lua e atingem 165 cm de cumprimento, nas fêmeas são quase direitas e compridas ao maximo 1 metro. Para os machos, os chifres constituem instrumentos de combates, que raramente são mortais à semelhança dos combates entre touros.

A Palanca Negra Gigante tende a viver próximo das fontes de água. Nutre-se somente de ervas que atingem os 4 e 14 cm.
A Palanca Negra Gigante é o símbolo da equipa nacional de Futebol e das linhas aéreas angolanas.
Fonte>http://www.omalanjino.com

A Borboleta de Asa Transparente



Animal é conhecido na Espanha como “pequenos espelhos”.

David Tiller
Borboleta asa transparente

Que as borboletas são animais incríveis e bonitos, todos nós sabemos. Más, que tal essa, de asas transparentes?

Seu nome científico é Greta Oto e pode ser encontrada no México, no Panamá e na Venezuela. Alimentam-se de flores tóxicas que, através dessas, absorvem algumas de suas toxinas e acabam se tornando “venenosas” (porém nada perigosas).
Foto: José Reynaldo da Fonseca
Borboleta asa transparente

Uma dessas toxinas consumidas que  provém do néctar das flores são consumidos pelos machos. Denominados alcalóides pirrolizidínicos, eles são transformados em feromônios e servem para chamar a atenção das fêmeas para um possível acasalamento.

O que atrai os nossos olhos para essa belíssima borboleta são as suas asas. Por serem translúcidas, elas são conhecidas na Espanha como “espejitos”, ou seja, “pequenos espelhos”. Por não ter as escamas coloridas, o tecido entre as nervuras de suas asas se parece com vidro.

Weta


A Weta não é venenosa, mas assusta pelo seu tamanho.

Foto: Tony Wills
Weta

Grilo ou gafanhoto? Nenhum dos dois! Este bizarro animal é a Weta!

Considerado o maior e mais pesado inseto do mundo, ele pode medir até 10 centímetros de comprimento e pesar de 20 a 30 gramas. É endêmico da Nova Zelândia e pode habitar tanto florestas e montanhas como grutas, jardins e terrenos urbanos.

São animais de hábitos noturnos, permanecendo escondidos em buracos durante o dia. Alimentam-se de flores, folhas, sementes e frutos. As fêmeas possuem um ovipositor que se confunde com um ferrão que serve para o depósito de ovos dentro de madeiras em apodrecimento.

As Wetas não são animais venenosos, mas a sua picada e seus arranhões são bem dolorosos, podendo causar infecções. Elas só só irão atacar se sentirem ameaçadas. Não possuem asas e suas patas traseiras são espinhosas.

Das 70 espécies que existem na Nova Zelândia, 16 estão em risco de extinção. Isso porque o seu habitat está sendo modificado ou destruído. Desde 1970 já existe no país programas com o objetivo de diminuir  o risco de ameaça ao animal.


Escorpião que voa


Eaee gentee,vim aki pra botar medo em vocês!

Animal pode ser encontrado em áreas densas e úmidas.

Foto: Wikipédia
Escorpião mosca

Um escorpião bem diferente dos outros. Conhecido como mosca-Escorpião, ele pertence à ordem de insetos Mecoptera.

Seu tamanho varia de 8 milímetros a 3,5 centímetros. Seu órgão genital que assemelha-se a um ferrão não tem nenhum poder ofensivo, serve apenas para assustar possíveis predadores. Pode ser encontrado em locais quentes de vegetação úmida. Por isso, seu tempo de vida é limitado.
Foto: Fritz Geller-Grimm
Escorpião mosca

Para o acasalamento, as fêmeas escolhem os machos que têm mais qualidade de voo. Elas costumam depositar seus ovos em locais úmidos e estreitos. Eles absorvem a água e aumentam de tamanho.

Os ovos só emergem após a estação seca passar. As recentes larvas se alimentam de folhas em decomposição, insetos mortos ou minhocas. Seus pais preferem polens, néctar e pequenos insetos como aranhas.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mangalarga Marchador

O Mangalarga Marchador é um cavalo trazido ao Brasil pela Corte Portuguesa,esses cavalos são ótimos para passeio e cavalgadas,como disse meu colega Anderson do blogdodomdom.blogspot.com, ele anda tipo cavalgando por isso esse nome.
O Cavalo macho mede cerca de 1,52 m
O Cavalo fêmea mede cerca de 1,46 m
Porte médio, ágil, estrutura forte e bem proporcionada, expressão vigorosa e sadia, visualmente leve na aparência, pele fina e lisa, pelos finos, lisos e sedosos, temperamento ativo e dócil.
Acho essa raça uma das melhores por causa de sua aparência e pelas suas características.

O Mangalarga Marchador possui um símbolo para destacar essa raça ele é esse >>>Na parte Interior parece um coração e na parte Inferior um Estribo.

Postagem Exclusiva Feita por Felipe e Rogerio.


Decifre a Língua das Aves

Está aí nesta postagem a forma de comunicação da maioria das aves...//Vão gostar!

O pássaro esfrega o bico no poleiro:Nada especial; indica apenas que o bico está sujo.
O pássaro ajeita as penas: Está cuidando da "higiene pessoal", mas apenas faz isso quando se sente seguro e confortável.
A ave se esfrega em nós: quer lhe dizer algo importante: que gosta de nós!
O pássaro agita as penas: Trata-se de um cuidado para ajeitar as penas. Pode ser que ele se sinta "desarrumado" depois de brincar com o dono ou acordou e está se preparando para o dia.
O pássaro esfrega as duas asas contra as costas: Este não é o melhor momento para aparar as garras ou o bico, pois a ave está a pedir "um pouco de tempo".
O pássaro exibe as asas da cauda bem abertas: É sinal de emoções intensas; ele pode estar feliz ou mesmo bravo.
O pássaro move a cauda lateralmente: Está feliz!
O pássaro baixa a cabeça e curva-se, exibindo as plumas do pescoço:Trata-se de um pedido - "por favor, faz-me cociguinhas".
O pássaro arranca as penas: 
Sinal de alerta - Está estressado, precisa de cuidados. Algumas aves chegam a depenar-se totalmente, precisam de muita atenção para voltar ao seu estado normal!
Se o psitacídeo baixa o corpo para a posição horizontal, deixa as asas levemente afastadas do corpo e agita-se diante de si enquanto você come algo: 
Pedir comida.
Fonte:http://animalvirtual.blogspot.com


Vídeo do Mês



Oi gente,achei um vídeo muito engraçado e divertido,tem de sapo a carneiro.Eu gostei,comentem ou participem da enquete.Cada mês temos pelo menos 1 video!Esse é para encerrar Agosto de alto estima!

domingo, 28 de agosto de 2011

Diferença entre Siri e Caranguejo


CARANGUEJO

A maior diferença entre esses dois animais é que o siri apresenta o último par de pernas em forma de remo.
Apesar de possuirem 10 pés, os siris usam apenas quatro pares para se locomover. O par restante tem a forma de pinças, com as quais o animal se defende e prende os alimentos para levá-los à boca.
O siri é um animal invertebrado, ou seja, não possui ossos. No litoral brasileiro podemos encontrar 14 espécies conhecidas e alguns exemplares com mais de 15 centímetros de envergadura.
SIRI
Ele vive nas praias lodosas e podem subir pelos riachos que desembocam no mar. Na época de colocar os ovos, a fêmea retorna ao mar, para que as larvas se desenvolvam.
Uma particularidade engraçada do siri é que ele anda de lado! Você acredita?
O siri é carnívoro, alimentando-se de peixes, moluscos e outros crustáceos. Sua carne é muito apreciada e tem grande valor comercial. 

Jacutinga


Descrição
A jacutinga é uma das aves mais impressionantes da Floresta Atlântica. Espécie pertencente à família Cracidae, caracteriza-se por possuir a plumagem negra brilhante, com manchas brancas nas asas. Igualmente, as penas do alto da cabeça (píleo) são brancas, além de bastante alongadas e eriçáveis. Possui a face toda emplumada de negro, com região perioftálmica nua, branco-gesso. Ainda, possui a base do bico azulada. A barbela, provida de pouquíssimas penas é vermelha em sua porção posterior, enquanto que a anterior é dividida em uma área lilás superior e outra azul brilhante, inferior. O colorido da barbela torna-se bastante acentuado durante o período reprodutivo, enquanto que fora deste, as cores ficam esmaecidas e mesmo a barbela encolhe. (Sick, 1985).

Distribuição
Habitante típico da região Sudeste do Brasil, era encontrada na região da Serra do Mar em qualquer altitude, em locais acidentados, semeados de rochas e cobertos por mata espessa, onde nidificava (Sick, 1985). Em decorrência da caça, do tráfico de animais selvagens e da inclemente destruição de seu habitat natural, notadamente a Floresta Atlântica, a espécie desapareceu da maioria dos locais onde era encontrada habitualmente. Atualmente, apesar de admitir-se que a espécie tenha sua distribuição para o Brasil desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, é na verdade de ocorrência bastante pontual.

Reprodução
Como os demais representantes da família, são monogâmicos, ou seja: possuem apenas um parceiro. Podem fazer posturas sobre galhos grossos, ramificações de troncos e rochas quase sem material de construção (SICK, 1985). Os ovos são brancos e o período de incubação é de 28 dias. Os filhotes já nascem com os olhos abertos, e movimentam-se livremente apesar de sempre acompanhados pela mãe, abrigando-se sob sua cauda ou suas asas. Mesmo empoleirados, enquanto seu tamanho lhes permitir, abrigam-se embaixo das asas da mãe durante o seu desenvolvimento.

Criação em cativeiro
Como a maior parte das espécies de Cracidae (com raras exceções), Pipile jacutinga é monogâmica, ou seja, machos e fêmeas têm apenas um parceiro. Bastante difundida no Brasil atualmente, a manutenção de Cracidae em cativeiro, visando sua reprodução tem se mostrado um sucesso, com várias espécies tendo se reproduzido e algumas, como o mutum-do-sudeste (Crax blumenbachii) só escaparam da extinção em razão de serem alvo de projetos de reprodução em cativeiro. Quanto à jacutinga contudo, apesar do status de espécie ameaçada, apenas recentemente tem sido alvo de trabalhos de reprodução em cativeiro com objetivos definidos. No passado, apesar de ter sido uma espécie bastante reproduzida em cativeiro por criadores particulares, por diversas vezes foram promovidos cruzamentos com outras espécies de Pipile, procedimento este que em nada beneficiou a espécie por ter produzido animais híbridos. Felizmente isso é passado e atualmente aqueles que mantêm jacutinga sabem da importância de se desenvolver a reprodução dessa espécie em cativeiro, primando pela manutenção da qualidade genética das aves.Fonte:Saúde Animal

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sapo Pipa


Cinqüenta filhos nas costas!

 

 
 FILO: Chordata
CLASSE :
Amphibia
SUPERORDEM: 
Salientia (Anura)
ORDEM: 
Opisthocoela
FAMÍLIA: 
Pipidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento da fêmea 20 cm. Comprimento do macho: 15 cm. Dorso verde. Ventre acinzentado. Duas protuberâncias semelhantes a tentáculos junto a boca


O sapo - pipa vive nos pântanos da região amazônica. É com certeza um dos anfíbios mais estranhos que existe. Tem a boca desdentada, olhos miúdos e seu corpo coberto de verrugas parece um grande saco achatado. Suas pernas dianteiras são finas e os dedos compridos com um círculo de filamentos na ponta. As pernas traseiras, ao contrário, são gordas e os dedos, palmados. Este sapo não é inteiramente aquático; ele cava o lodo à procura de alimento.


O método de reprodução é ainda mais curioso. O casal abraçado dá saltos mortais na água. Quando a fêmea está submersa ela elimina uns poucos óvulos junto aos pés do macho. Ele os fecunda e os gruda nas costas da fêmea. A cena se repete até que ela tenha várias dúzias de ovos, encerrando cada um deles num pequeno caroço. Dez semanas depois os ovos se abrem e os filhotes começam a projetar - se para fora dos caroços. Mas eles permanecem aí por mais dois ou três meses, alimentando - os de vermes e insetos aquáticos. Depois de várias metarmofoses, transformam - se em adultos em miniatura.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Serpente voadora do paraiso


A Serpente Voadora do Paraíso (Chrysopelea paradisi) é uma espécie de serpente encontrada na Ásia. Pode como todas as espécies do gênero Chrysopelea, deslizar no ar, esticando o corpo como uma tira achatada usando suas costelas. Ela é encontrada principalmente em florestas úmidas e pode cobrir uma distância horizontal de cerca de 100 metros em um deslize do alto de uma árvore. Em fotografias em câmera lenta observa-se uma ondulação do corpo da cobra durante o vôo enquanto a cabeça permanece relativamente estável, sugerindo um vôo controlado.

Esta espécie de cobra voadora atinge até três metros de comprimento. Seus corpos são pretos, mas coberto de escamas verdes. Possui aglomerados de escamas vermelha, laranja e amarela em forma de pétalas de flores na área dorsal da base do pescoço à cauda. Esta é a coloração mais conhecida, mas alguns exemplares podem apresentar coloração totalmente verde, sem quaisquer marcas brilhantes dorsais. Sua capacidade de deslizamento é considerada uma das melhores entre as serpentes voadoras. São encontradas na Tailândia , Indonésia,Brunei, Índia, Malásia, Mianmar (Birmânia), Filipinas e Singapura.


Fonte: http://carnivoraforum.com

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sururucu Pico de Jaca




Reino: Animalia 
Filo:
 Chordata 
Classe:
 Reptilia
Ordem: Squamata
Família:
 Viperidae
Género:
 
Lachesis 
Espécie:
 
L. muta Subespécie: L. muta rhombeata
Nome científico: Lachesis muta rhombeata


Descrição

surucucu (Lachesis muta) é a maior cobra peçonhenta da América do Sul. No Brasil é também conhecida como surucucu pico-de-jaca. 

É uma das maiores serpentes venenosas do mundo. Pode atingir 3,5 m de comprimento. Suas presas medes 3,5 cm de comprimento. A cauda termina numa espinha córnea, que denuncia a sua presença quando ele passa no meio dos arbustos.

Corpo com coloração marrom-escuro contornado de verde amarelado.

É dotada de fosseta loreal entre o olho e a narina.
São orifícios com o fundo revestido por uma membrana sensível a pequenas variações de temperatura.
Ao mesmo tempo, possui uma cobertura móvel que lhe permite localizar a fonte de calor.


Caça à noite. Seu bote é muito potente, podendo ultrapassar 1/3 do comprimento do seu corpo. São muito agressivas. 


Alimentação
 
Alimenta-se principalmente de roedores, mas pode predar pequenas aves, anfíbios e reptéis.
 

Reprodução
 
A única viperídea das Américas que coloca ovos até 16, com tempo de incubação de 2 meses.
 

Habitat eDistribuição Geográfica
 Vive em florestas densas principalmente na Amazônia, mas conhece-se registros na literatura da presença desse animal até em áreas isoladas de resquícios de Mata Atlântica.

Não resiste ao desmatamento e a falta de umidade. Vive na mata densa, e úmida, em tocas de pedra ou em galerias de animais silvestres. 

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog