quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Construtor de primeira

Pois é, só pelo título você já sabe quem é esse animal: o joão-de-barro. O tamanho desse construtor é um pouco menor do que o do sabiá, ele come larvas, insetos, pequenos moluscos e sementes. Na parte superior do corpo ele possui cor de ferrugem acanelada, na parte inferior, tem coloração marrom clara e sua cauda tem uma tonalidade avermelhada. 

É uma ave conhecida por não ser tímida, se aproxima do homem sem medo e canta como se soubesse que está sendo observada e admirada.


  Trata-se de uma ave habilidosa para construir seu ninho. Ele é feito de barro e semelhante a um forno, constroem deles no alto de postes, nos troncos de e até mesmo nos paus dos currais. O ninho tem aproximadamente 30 cm de diâmetro, sua parede tem 5 cm de espessura e normalmente é construído de barro misturado a esterco, palha e pequenos galhos. A construção do ninho é feita pelo macho junto com a fêmea, amassando pedaços de barro com as patas e o bico, e tem um formato arredondado que é dividido em dois lugares: a entrada, que permite ao pássaro entrar sem ter de se abaixar e, depois de uma espécie de divisória, o interior do ninho. Para construir a “casa” o joão-de-barro demora, em média, 18 dias.

Casa de joão-de-barro em cima de estaca.
Curiosamente o joão-de-barro não utiliza o mesmo ninho por duas estações seguidas, ele faz um tipo de rodízio entre alguns ninhos e, na falta de um lugar adequado para construir um novo ninho, ele faz novas construções em cima ou ao lado dos antigos ninhos.

Prédio de 9 andares

Esta ave pode ser encontrada na Argentina, Brasil, Paraguai e Bolívia. Mora em campos sem vegetação muito alta, parques, fazendas e até em grandes centros urbanos, onde pode fazer seu ninho em lugares pouco comuns como, por exemplo, o encontro da parede com a lateral de uma janela ou sobre a proteção das lâmpadas da iluminação pública.

"Condomínio" de joão-de-barro
O casal de joão-de-barro canta junto e tem um grito bem forte. Seu canto tem uma seqüência rítmica que lembra um canto festivo, este canto é emitido de forma crescente e decrescente.

Fonte:InfoEscola

Eu sou nova postadora, estou feliz em estar postando aqui e espero que tenham gostado!



2 comentários:

Balala disse...

Legal o 'condomínio'!

Anônimo disse...

Eu quero morar nesse predio de 9 andares que eles fizeram!

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog