quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Markhor


São apenas 2.500 indivíduos no mundo.

Foto: Wikipédia
Markhor macho
O markhor é uma cabra selvagem que habita países asiáticos como Afeganistão, Paquistão, Índia e Uzbequistão.  É uma espécie que está muito perto da extinção.  Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais existem menos de 2.500 indivíduos no mundo.
Considerado o animal símbolo do Paquistão, ele costuma viver em regiões montanhosas e de altitude entre 600 metros e 3.600 metros de altitude. Seu comprimento varia entre entre 1,30 metros e 1,80 metros e seu peso entre 32 kg e 110 kg.
O que mais chama atenção nesta cabra é o seu grande chifre. Na verdade apenas os machos possuem grandes chifres, que podem chegar até 1 metro de altura, enquanto o da fêmea não ultrapassa os 25 cm.
Foto: Wikipédia
Markhor fêmea e sua cria
Apesar deste chifre ser o que mais caracteriza o animal, ele pouco ajuda o próprio. São tão pesados que acabam atrapalhando na mobilidade da cabra. Para piorar, o chifre ainda  atrai perigosos caçadores, que infelizmente ainda utilizam os pelos sedosos do animal, para a fabricação de tecidos.
Os machos e as fêmeas costumam viver em bandos separados e juntam-se apenas em período de acasalamento. Nascem uma ou duas cabras após um período de gestação entre 135 e 170 dias.

0 comentários:

Postar um comentário

Nota do Blog

Dê uma nota para este blog