sexta-feira, 13 de maio de 2011
Fossa
Conheça o fossa, um animal raro que adora brincar de esconde-esconde
Muito Estranho
Ele tem bigodes grandes e garras retráteis, como os felinos. Seu focinho parece o de um cachorro. Na hora de correr, lembra um esquilo e usa a cauda para se pendurar igual aos macacos. Mas,curiosamente, o fossa não é parente de nenhum desses bichos.
Os pesquisadores acham que ele pode ser da família da fuinha, mas sabem pouco sobre o fossa, que existe apenas na ilha de Madagascar, no litoral da África. Ele detesta aparecer. Fica escondido na mata e é tão difícil vê-lo que só há pouco tempo cientistas descobriram que ele não é um bicho noturno e costuma ficar ativo também durante o dia.
O fossa é feroz e ataca com rapidez de um raio, saltando sobre as presas que podem ser anfíbios, aves e mamíferos, principalmente lêmures, o seu prato favorito. Esses animais vivem solitários, mas no verão procuram parceiros. A fêmea vai para o topo de uma árvore e espera os machos, que são atraídos pelo cheiro que ela exala. Eles ficam nos galhos mais baixos e começam a brigar. Depois, o mais forte sobe até a fêmea para namorar. Daí, as brigas continuam e a fêmea se acasala com outros vencedores. Após algumas semanas, ela desce da árvore e prepara um ninho de folhas onde vai dar à luz.
Em geral, nascem de dois a quatro filhotes. Ela amamenta e cuida dos pequenos sozinha, levando alimentos para eles até que aprendam a caçar com a mesma rapidez que ela.
A Ficha do Bicho:
Tamanho: 1,30 metro de comprimento
Alimentação: Lêmures e também pequenos mamíferos, pássaros e répteis.
Gestação: Cerca de três meses
Tempo de Vida: Cerca de 20 anos
Onde Vive: na ilha de Madagascar
Você sabia que:
O bicho é chamado de fossa pelos nativos de madagascar, mas ninguém sabe explicar por que ele recebeu esse nome? Ele é conhecido também como tigre de Madagascar.
Há vários animais que só são encontrados nessa ilha? Esse pedaço de terra se separou do continente há 80 milhões de anos e sua fauna permaneceu isolada e evolui de maneira diferente.
Alguns cientistas acham que esse bicho pode ser um fóssil vivo, ou seja, uma espécie muito antiga que sobreviveu por centenas de anos sem apresentar mudanças evolutivas?
Os fossas estão ameaçados de extinção devido à caça e à derrubada das matas?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nota do Blog
Dê uma nota para este blog
0 comentários:
Postar um comentário